TV News

Bares e restaurantes contratam profissionais para o final do ano

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), feita em todo o território nacional e divulgada esse mês, 45% dos empresários pretendem contratar colaboradores até o final do ano. Entre esses, 63% afirmam que o motivo é o aumento da demanda previsto, em função de eventos. Além da retomada dos negócios após a pandemia, o período deve ser movimentado com a realização da Copa do Mundo em novembro, além das festas e férias do final do ano. No Ceará, o turismo é uma das principais atividades econômicas e também impulsiona o movimento do comércio nesse período.

Segundo a pesquisa, 99% dos empresários do setor enfrentam dificuldades na seleção dos colaboradores. Para quem está buscando uma oportunidade de trabalho, mas não tem experiência profissional para se inserir ou se recolocar no mercado, a coordenadora do Banco de Oportunidades do Senac Ceará, Karla Rollemberg, orienta “capacitar-se constantemente para manter o conhecimento técnico atualizado às práticas que o mercado busca faz toda diferença nos processos seletivos”.

Os dados da Abrasel apontam ainda que os cargos mais procurados nesse período são: auxiliar de cozinha, garçom e atendente/cumim. Tendo em vista a demanda por esses profissionais, a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará formou 14 garçons, esse mês. Durante o curso, eles aprenderam a organizar o ambiente e os processos de trabalho, recepcionar e atender clientes no setor de alimentos e bebidas, servir alimentos e bebidas.

Antônio Aldenízio Pinheiro, 61 anos, começou o curso de Garçom em julho para se atualizar, pois atua na área de Bares e Restaurantes há 25 anos, tendo inclusive duas graduações em Hotelaria e Docência em Gastronomia. Estava trabalhando como gerente de um restaurante, quando começou a pandemia e ficou desempregado. A solução foi migrar para outra área, atuando como motorista de aplicativos. “Agora eu pretendo trabalhar em hotéis e, com o curso, eu já consegui uma oportunidade como garçom no restaurante do Hotel Plaza Praia Suítes. Espero que venham outras, pois o Senac me abriu portas para conquistar o meu objetivo e voltar ao mercado de trabalho”, diz ele.

Serviço gratuito de encaminhamento para vagas de trabalho

O Senac Ceará encaminha os alunos formados pela instituição ao mercado de trabalho, gratuitamente. As empresas em busca de profissionais também podem se cadastrar de forma gratuita no Banco de Oportunidades, acionando o serviço ao abrir novas vagas. Esse também oferta serviços que vão desde consultoria na elaboração de currículos e orientação vocacional até palestras sobre o mundo do trabalho. Mais informações em: https://www.ce.senac.br/produtos-e-servicos/banco-de-oportunidades/ .

Mais informações sobre cursos do Senac Ceará: 85 3270.5400/ https://www.ce.senac.br/