Ceasa-CE 50 anos: homenagem na Alece e Encontro Flama/Abracen/BR-Brastece marcam as comemorações
Inaugurada em 09 de novembro de 1972, as Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-CE) completam 50 anos de atividades em 2022 e ganham homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), no mesmo dia, em Sessão Solene às 18h. Na ocasião, serão homenageados funcionários, permissionários e famílias de permissionários mais antigos, além de autoridades que ajudaram a construir a história da Ceasa-CE.
Dentre os homenageados estão a presidente da Associação dos Servidores da Ceasa (Ascece), Ana Alaíde Rocha de Queiroz; o presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa-CE, Renato Jackson Barroso de Andrade; o permissionário mais antigo em atividade, Francisco Ferreira Manço; o ex-presidente da Ceasa-CE, Clóvis Lima Ferreira; o assessor técnico da Ceasa-CE, José Benedito Rocha; o servidor mais antigo da Ceasa-CE em exercício, Francisco Alcy Severino de Souza; o ex-secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Eudoro Walter de Santana, além das famílias Barroso, Chaves e Lessa, pioneiras na central de abastecimento e que seguem em exercício.
Ainda dentro da programação pelos 50 anos da Ceasa-CE, será realizado no dia 10 de novembro, das 8h às 18h , no Hotel Oásis Atlântico, o Encontro Flama/Abracen/BR-Brastece, que reunirá presidentes e permissionários de Ceasas de todo o Brasil e de países como o México, Argentina, Colômbia, Uruguai e Paraguai, além de representantes da FAO e Conab*, para discutirem as principais demandas e temas ligados ao setor.
O Encontro Flama/Abracen/BR-Brastece contará com palestra da secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Ana Teresa de Carvalho, que falará sobre “A importância da comercialização para o fortalecimento da agricultura no Nordeste”, e da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Leite de Santana, que abordará o tema “Desperdício de alimentos.”
Encerrando a programação pelo aniversário de 50 anos da Ceasa-CE, o grupo presente ao Encontro, fará visita técnica às instalações da Ceasa em Maracanaú na sexta-feira (11), às 9h, onde conhecerá todo o funcionamento e logística do mercado atacadista da central de abastecimento.
Breve histórico da Ceasa-CE
Antes de ser oficialmente inaugurada em Maracanaú, a Ceasa- CE possuía um escritório que funcionava no Centro de Fortaleza, onde iniciou suas atividades e onde os primeiros funcionários começaram a trabalhar. Só em novembro de 1972 mudou para Maracanaú, levando consigo muitos dos comerciantes que vendiam frutas e verduras no Centro.
Criada com o objetivo de centralizar a distribuição de hortigranjeiros, além de promover, desenvolver, dinamizar e organizar o abastecimento alimentar do Ceará e estados vizinhos, a Ceasa-CE conta hoje com três entrepostos: Maracanaú, Barbalha e Tianguá.
No entreposto da Ceasa em Maracanaú, são oferecidos diversos serviços como agências bancárias, cartório de ofício, posto de gasolina, lanchonetes, quiosques de alimentação, restaurantes, o Programa Mais Nutrição, dentre outros. Na Ceasa Cariri, que também conta com o Mais Nutrição, funciona também um posto do Detran-CE, além de diversos outros serviços.
Circulam diariamente pela Ceasa-CE em Maracanaú nos dias das maiores feiras (segunda e quinta), cerca de 35 mil pessoas, numa área de 35 mil m², distribuída entre 20 galpões de pequeno, médio e grande porte. No ano passado, foram comercializados cerca de 527 mil toneladas/ano de produtos, sendo 51% procedentes do Ceará, o que representa uma movimentação econômica da ordem de R$ 1,819 bilhão (hum bilhão, oitocentos e dezenove milhões de reais), contribuindo muito para o fortalecimento da economia do nosso Estado.
Ao longo dos últimos anos, estão sendo feitas obras de grande relevância nos três entrepostos. Dentre elas, destacamos a parceria com a SSPDS em Maracanaú, onde os sistemas de videomonitoramento dos dois órgãos foram interligados, garantindo ainda mais segurança a todos; expansão do pátio de estacionamento; construção da nova portaria de acesso à Ceasa e de novos galpões; recapeamento de toda a malha asfáltica e o reforço na sinalização horizontal; implantação de drones para vigilância aérea, dentre outros.
“No plano de metas para os próximos anos, está uma alavancagem a ser alcançada no desenvolvimento social e econômico acelerados, colocando a Ceasa-CE num patamar de excelência na economia regional e chegando a
posição de destaque no Nordeste, onde tem crescido com produtos locais, chegando até outros mercados,” explica José Leite Gonçalves Cruz, presidente da Ceasa-CE.
*SIGLAS
Flama: Federação Latino Americana de Mercados de Abastecimento
Abrancen: Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento
BR-Brastece: Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento
Conab: Companhia Nacional de Abastecimento
FAO: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.