Pesquisa do PNAD mostra que o Brasil tem mais de 10 milhões de analfabetos jovens e adultos com 15 anos de idade ou mais
Para mudar essa realidade, o Grupo Aço Cearense, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), realiza o projeto EducaAço, que dá aulas e materiais escolares gratuitos para colaboradores que desejam voltar a estudar.
Um levantamento feito pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2019, mostrou que mais de 10 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais não são alfabetizados e desse total, 6,2 milhões vivem na região Nordeste. Alfabetizar significa muito mais que ler e escrever e esses números convidam a uma reflexão.
E para incentivar a mudança dessa realidade, o Grupo Aço Cearense, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), realiza o projeto EducaAço, que dá aulas e materiais escolares gratuitos para colaboradores que desejam voltar a estudar. No último dia 20 de janeiro, foi realizada mais uma formatura do projeto que entregou diploma de ensino médio a 40 colaboradores com idade de 25 a 60 anos. O evento foi realizado no auditório da Aço Cearense Comercial (Rua Meton de Alencar, 1791 – Centro, Fortaleza). As turmas são referentes a 2018.2 e 2019.1 que não tiveram colação devido a pandemia.
Os formandos têm de 3 a 25 anos de empresa e fazem parte das áreas de Estoque e Fracionamento de Produtos, Expedição, Gestão de Frota, Movimentação e estoque de Produtos, Obras e Melhorias Mecânicas, Produção (Áreas 1 e 2) e Serviço de Alimentação. Entre os formandos estão os irmãos Paulo Henrique Nascimento e João Alfredo, de 27 e 28 anos, respectivamente. “A maioria das empresas pede ensino médio completo, então quando eu e meu irmão ficamos sabendo que a Aço Cearense oferecia estudo, aproveitamos a oportunidade para conseguir nos formar. Eu já tinha feito o EJA (Educação de Jovens e Adultos) fora da empresa, mas infelizmente não consegui me formar pois tive problemas na documentação e a Aço Cearense me incentivou muito com o EducaAço”, afirmou Paulo. Já Alfredo declarou: “Foi muito bom ter meu irmão como companheiro de sala, como sou mais velho que ele, nunca tínhamos estudado juntos. Nós sempre nos ajudávamos para fazer as tarefas e conseguir concluir os estudos. Agradeço a Aço Cearense por ter nos dado essa oportunidade”.
Desde 2014, ano em que o Grupo Aço Cearense implantou o projeto, cerca de 500 alunos já foram beneficiados com a formação estudantil, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. “Estamos felizes pela formação de mais turmas do EducAço, pois a famosa frase de Paulo Freire que diz “A educação é um ato de amor, um ato de coragem”; é sem dúvida uma representação perfeita de nossos colaboradores, que são inspiração no que dizem respeito a força de vontade em aprender, e com fé e coragem conseguiram mais essa conquista. O programa EducaAço transforma vidas, a formação no ensino médio, abre portas para resgatar o desejo de sonhar com crescimento profissional e até mesmo com uma formação superior. Essa conquista impacta não somente na vida do nosso colaborador, mas também em toda sua família”, ressalta Kellen Andrade, Coordenadora de Desenvolvimento Humano do Grupo Aço Cearense.