Bolsas universitárias incentivam jovens pesquisadores na carreira científica
Dentro da trajetória na universidade, as bolsas desempenham um papel muito importante na indução e manutenção de jovens pesquisadores na carreira científica. Seja bolsa de auxílio financeiro ou bolsa de estudos, essa ferramenta possibilita que os estudantes invistam seu dinheiro em outras necessidades, como materiais didáticos ou formações complementares, por exemplo.
Eduardo Mesquita, estudante do Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas da Unifor, destaca que a bolsa Funcap, a qual ele recebe, tem incentivado sua vocação científica na pós-graduação universitária a partir da participação em projeto de pesquisa. “A bolsa é muito importante, pois ajuda nos custos de pagamento da mensalidade do curso, sem ela não teria a possibilidade de pagar por ele”, destaca Eduardo, que atualmente pesquisa sobre Tokenização Imobiliária.
“As bolsas incentivam talentos potenciais entre estudantes de graduação e pós-graduação universitária, contribuindo para a permanência deles na instituição. Elas permitem oportunidades e acesso a uma educação de qualidade”, destaca Marina Dantas, coordenadora da Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor.
A estudante Ana Sicília teve seu talento reconhecido com uma bolsa Yolanda Queiroz, iniciativa da Unifor que premia alunos de destaque na graduação com bolsas de estudos na pós-graduação, possibilitando-os continuar na carreira científica. “A bolsa tem me ajudado a realizar mais um degrau do meu planejamento profissional que é tanto atuar no mercado quanto na academia”, afirma.
Ela estudou Design de Moda na Unifor e atualmente cursa Mestrado Acadêmico em Administração na mesma universidade. Para alunos interessados nessa bolsa, a estudante dá a dica: “Não perder o foco e tentar manter o equilíbrio entre as disciplinas. Não deixar acumular matéria e aprender a descansar sem exageros”.
Modalidades de bolsas na Unifor
A Unifor conta com diversas modalidades de bolsas para incentivar os estudantes na carreira científica. Dentre elas, parceria com programas como a Funcap, que tem como objetivo principal despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado; e com a Capes, que tem como objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).
A Unifor também mantém o programa de bolsas Yolanda Queiroz. As bolsas podem ser aplicadas na Pós-Unifor, em cursos stricto sensu e lato sensu, e são concedidas semestralmente aos cinco alunos concludentes que obtiveram as maiores notas em seus respectivos Centro de Ciências. A iniciativa, tradição da Unifor, funciona como um incentivo ao crescimento profissional e um reconhecimento pelo desempenho acadêmico dos estudantes da instituição.