Em alta no país, Curso de Psicologia lidera ranking de matriculados da Unifametro
Instituição teve aumento de 62% na procura por vagas no último ano letivo
A busca por formação na área de psicologia aumentou no Brasil nos últimos anos. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2010 para 2021, o número de matrículas aumentou 112,4%. No Centro Universitário Fametro (Unifametro), o aumento na procura pelo curso de psicologia foi de 63% em 2022.
Em um cenário de pandemia, em que a saúde mental das pessoas tem sido afetada de forma significativa, o papel da Psicologia tornou-se ainda mais relevante. Para quem deseja seguir carreira na área, o Centro Universitário Fametro oferece o curso de Psicologia com uma formação completa e abrangente, que visa desenvolver competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão. O curso tem duração de cinco anos (dez semestres) e uma carga horária total de 4.000 horas.
Discussões em torno da saúde mental cresceram em todo mundo e inúmeros jovens e adultos, além de buscarem informações mais técnicas sobre suas questões psicológicas, foram em busca de ajuda profissional. “Cresceu também a busca por atendimentos psicológicos nos mais diferentes setores da sociedade, ampliando a valorização da Psicologia nestas diferentes áreas; isso tudo resulta no aumento da quantidade de pessoas interessadas por essa profissão. “, explica José Maia, coordenador do curso de Psicologia da Unifametro.
Nesse contexto de aumento de matrículas na Unifametro, José Maia também destaca a importância de uma formação qualificada de novos profissionais. “Nossos professores são mestres e doutores com vasta experiência profissional, o que facilita o diálogo dos aspectos teóricos com o cotidiano da prática psi. Manter grupos de estudos e extensão e ter acesso a laboratórios de qualidade contribuem diretamente para construção de uma formação responsável, crítica e ética.”, ressalta.