Filme carioca ÚLTIMO DOMINGO vence a VIII Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade
O evento aconteceu em Vazantes, distrito de Aracoiaba, no maciço de Baturité (CE).
ÚLTIMO DOMINGO, de Joana Claude e Renan Brandão (Créditos: Divulgação)
A Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade anunciou, no último fim de semana, os filmes vencedores da oitava edição. O curta-metragem carioca Último Domingo, dirigido por Joana Claude e Renan Brandão, recebeu o Troféu Super-herói de melhor filme de acordo com o Júri Oficial, além do prêmio de melhor fotografia para Fernando Macedo. A trama, inspirada em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, obra de José Saramago, acompanha a história de Maria, que recebe uma visita misteriosa capaz de ressignificar o seu destino.
Ainda do Rio de Janeiro, o curta-metragem Fantasma Neon foi destaque nas categorias de melhor direção para Leonardo Martinelli e melhor montagem para Lobo Mauro. Três produções nordestinas também estão entre os premiados da Mostra Curta Vazantes: Sideral (RN), de Carlos Segundo, foi reconhecido como melhor roteiro; Rua Dinorá (CE), de Natália Maia e Samuel Brasileiro, levou o prêmio de melhor atuação para Anna Leticya Gomes, e uma menção honrosa foi concedida para a animação baiana Ewé de Òsányin: O Segredo das Folhas, de Pâmela Peregrino.
Entre os dias 24 e 29 de abril, exibições ao ar livre e atividades de formação foram levadas para Vazantes, distrito de Aracoiaba, no maciço de Baturité, Ceará, com o objetivo de promover a inclusão social e cultural no interior do Nordeste. A mostra competitiva de curtas-metragens contou com 13 obras, entre ficções, animações e documentários, selecionadas a partir de 730 inscritos. O Júri Oficial foi formado por Bárbara Cariry (cineasta, roteirista e produtora), Arthur Leite (diretor de cinema, produtor e roteirista cearense) e Leo Tabosa (cineasta, roteirista e produtor).
A VII Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade é um projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Lei nº 18.012 de 1º de abril de 2022, com realização da Pontilhado Cinematográfico, da Universidade Católica de Pernambuco, através da Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, e do Instituto Humanitas da Unicap. O evento conta com parcerias da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA), da Fundação Fé e Alegria Vazantes, do Armazém Coral Acha Aqui e da Prefeitura de Aracoiaba, com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, além de diversos voluntários que participam na construção e execução desse projeto.
PREMIADOS – VIII MOSTRA CURTA VAZANTES
MELHOR FILME: ÚLTIMO DOMINGO (RJ), de JOANA CLAUDE E RENAN BRANDÃO
MELHOR DIREÇÃO: FANTASMA NEON (RJ), de LEONARDO MARTINELLI
MELHOR ROTEIRO: SIDERAL (RN), de CARLOS SEGUNDO
MELHOR FOTOGRAFIA: FERNANDO MACEDO por ÚLTIMO DOMINGO (RJ), de JOANA CLAUDE E RENAN BRANDÃO
MELHOR ATUAÇÃO: ANNA LETICYA GOMES em RUA DINORÁ (CE), de NATÁLIA MAIA E SAMUEL BRASILEIRO
MELHOR MONTAGEM: LOBO MAURO por FANTASMA NEON (RJ), de LEONARDO MARTINELLI
MENÇÃO HONROSA: EWÉ DE ÒSÁNYIN: O SEGREDO DAS FOLHAS (BA), de PÂMELA PEREGRINO
SOBRE VAZANTES (CE)
O Distrito de Vazantes é uma pequena porção administrativa que, juntamente com outros sete Distritos, compõem o município de Aracoiaba, situado na microrregião do maciço de Baturité, no Ceará. Vazantes é o distrito mais antigo de Aracoiaba, destaque em educação e cultura, e possui uma população aproximada de 5.000 habitantes, sendo que 2.200 estão na sua área mais urbana e os demais na área rural. A grande maioria das famílias é de baixa renda formada por trabalhadores cíclicos que vivem (ou sobrevivem) da agricultura familiar ou do trabalho doméstico temporário, sem renda fixa, servindo aos poucos assalariados da cidade como funcionários públicos, pequenos e médios proprietários rurais ou pequenos comerciantes de bares e mercearias. A população de Vazantes e comunidades vizinhas somam 10 mil habitantes, que não têm acesso ao cinema.
SOBRE A MOSTRA CURTA VAZANTES
Criada em 2013, a Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade pretende contribuir para a inclusão e a promoção social e cultural dos moradores da Comunidade de Vazantes e localidades vizinhas a partir da exibição de filmes produzidos em qualquer parte do mundo com a ideia de compreender, observar e fazer visível os processos sociais e culturais que se desenvolvem tanto no sul como no norte do planeta. Além da variedade de filmes, o evento promove oficinas, palestras e encontros que reflitam, discutam e divulguem a cultura presente na região.