Dia das Mães: especialista em vendas e marketing analisa cenário de expectativas econômicas e dá dicas comerciais
“É importante que as marcas (grandes e pequenos negócios) se insiram na aura do Dia das Mães, se aproximando do cliente, reforçando a relevância da valorização das figuras maternas e oferecendo o que há de melhor”O Dia das Mães está chegando e as expectativas de aumento de lucros crescem.
A data possui um forte apelo emocional, mas também impacta no comércio nacional e local. Ficando atrás apenas do Natal, o dia se apresenta como uma das celebrações mais lucrativas. Isso se comprova no levantamento feito pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado, que apontou para o crescimento das vendas para a data em 18,1% em comparação entre 2021 e 2022. Ainda segundo a pesquisa, o Ceará foi um dos estados com melhor desempenho.
Em meio ao cenário positivo, aumenta também a busca por soluções voltadas para o aumento de lucros. Para o especialista em marketing e vendas, Bruno Falcão, estar alinhado às necessidades do cliente é o mais indicado. “A fim de atender o público consumidor, muitas ações podem ser eficazes para os empreendedores, como procurar ouvir o que o cliente deseja e estar a par das novidades do mercado”, afirma.
Com as expectativas altas, os hábitos de consumo de mães e filhos são os principais indicadores para saber onde investir. “É importante que as marcas (grandes e pequenos negócios) se insiram na aura do Dia das Mães, se aproximando do cliente, reforçando a relevância da valorização das figuras maternas e oferecendo o que há de melhor”, explica Bruno.
O preço é o principal atributo para a escolha de uma aquisição, por isso, deve estar alinhado ao que o cliente necessita. “As pessoas refletem muito na hora da compra, porque o custo-benefício precisa ser realmente benéfico. Pesquisas apontam que o valor é o que direciona a escolha de compra, então é uma boa ideia oferecer descontos e vantagens especiais para quem busca produtos e serviços acessíveis”.
O especialista complementa as dicas, direcionando para para o comércio virtual. “Por ser mais fácil, especialmente para quem vende para a praça local, como a mesma cidade e municípios vizinhos por delivery, invista na atração da divulgação online, via redes sociais, especialmente”. Nesse momento, um investimento em ferramentas digitais de impulsionamento vale a pena.
Foto: Reprodução/Freepik