Eventos Culturais & Theatro

Paracuru e Maracanaú recebem o projeto Intergaláctico nos Espaços

Após estrear na cidade de Russas no mês de abril, o projeto Intergaláctico nos Espaços, dirigido e dançado pela artista Maria Epinefrina, seguirá para as cidades de Maracanaú e Paracuru, nas quais realizará oficinas e apresentações da obra Intergaláctico. Todas as atividades são gratuitas. 

Em Paracuru, acontecerá no dia 19, às 18h, oficina e Experimento de um Intergaláctico nº 2 e no dia 20 de maio, às 20h, a apresentação do espetáculo, no Teatro David Linhares.

Já em Maracanaú, no dia 23 de maio, às 14h, acontecerá a oficina Espaço Modular e às 19h30, o  Experimento  de um Intergaláctico nº 2, na sede do Grupo  Garajal. As inscrições para a oficina acontecem por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd56lJUVCcBuiRydd5vxBJjU8RTR_teF94cMB0LGcIth8s2KA/viewform

 Intergaláctico nos Espaços  é um projeto de circulação e difusão do espetáculo de dança “Intergaláctico” que configura-se na interface entre Dança e Tecnologia, foi criado em parceria com os artistas das Mídias Digitais “Humano” (Leonardo Santos) e Tiego Campos, com o compositor Cozilos Vitor e com o dramaturgista Armando Menicacci (Doutor em relações entre Dança e Tecnologia Digitais na Universidade de Paris 8). Também é um compartilhamento de pesquisa, de experimentos que nasceram do processo criativo e de dispositivos criativos para a invenção de coreografias e corporeidades. Além de ser um trabalho que traz toda uma questão do corpo e suas des–construções, em uma era que o corpo é visto em caixinhas preestabelecidas levantar outras percepções do corpo é fundamental.

A obra de dança nasce a partir da pesquisa “Espaço de Modular: Que espaço a minha corporeidade ocupa?” da bailarina Maria Epinefrina, onde ela se debruça em perceber as texturas e poderes que constroem a materialidade invisível do espaço que a cerca, que pesam, enrolam e abraçam o seu contorno. 

Após Paracuru e Maracanaú, as cidades de Sobral e Fortaleza receberão o projeto.

Intergaláctico nos Espaços 2023 é um projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes

Sobre Maria Epinefrina

Maria Epinefrina é bailarina interdisciplinar, coreógrafa formada em dança pela Universidade Federal do Ceará e produtora cultural. Está atuante no cenário artístico de Fortaleza há 9 anos. Com produções autorais voltadas, em sua maioria, para a desenvoltura de espetáculos cênicos de dança e performance. Sua pesquisa envolve a construção de novas corporeidades e espacialidades, usando de possibilidades tecnológicas e imaginativas, atuando na invenção de dispositivos criativos coreográficos e dramatúrgicos.

Sobre o Experimento de Um Intergaláctico nº 2

O Experimento de um Intergaláctico número 2 é um compartilhamento da pesquisa de movimento trabalhada pela bailarina Maria Epinefrina para o espetáculo Intergaláctico. Diferente do espetáculo que precisa acontecer no teatro, o experimento de um Intergaláctico nº2 pode acontecer em uma sala, de uma forma mais intimista, onde o público se senta ao redor da artista e ver de perto a reformatação corporal proposta na obra.

Sobre a Oficina Espaço de Modular

A bailarina Maria Epinefrina convida artistas interessados em composição e coreografia para imergir na criação de solos e na investigação de movimento a partir da pesquisa “Espaço de modular: Que espaço a minha corporeidade ocupa?” desenvolvida pela mesma na faculdade de dança na Universidade Federal do Ceará. Tal pesquisa norteou o espetáculo cênico Intergaláctico e reúne metodologias de criação de movimentos para a exploração do espaço e invenções de coreografias. A prática será permeada por momentos de desbravamento marcado pela pesquisa corporal através da improvisação diante de um cenário em constante movimento, propondo a imaginação como dispositivo de investigação, e em mapeamento que consiste na organização de trajetos a partir do desbravamento, criando uma coreografia que será estudada diante de alguns critérios a ver com o tempo, intensidade, amplitude e peso. Percebendo assim, a coreografia como a criação de mapas e trajetos.

Serviço

Intergalático nos Espaços

Paracuru (CE)

Oficina Espaço de Modular e Experimento de Um Intergaláctico nº 2 

Dia 19 de maio, às 18h, 20h30

Local: Escola de Dança de Paracuru

Rua Pedro Barroso Meireles, 175 – Boca do Poço -Paracuru (CE)

Apresentação do espetáculo Intergalático

Dia 20 de maio, às 20h

Local:  Teatro David Linhares

Rua Waldemar Barroso, 175 – Boca do Poço -Paracuru (CE) Classificação: 14 anos

Gratuito

 Maracanaú (CE)

Oficina Espaço de Modular 

Dia 23 de maio às 14h 

Inscrições por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd56lJUVCcBuiRydd5vxBJjU8RTR_teF94cMB0LGcIth8s2KA/viewform

Experimento de Um Intergaláctico nº 2 

Dia 23 de maio, às 19h30 

Local:  Sede do Grupo Garajal

Rua Dezoito, 119 – Jereissati I, Maracanaú – CE

Classificação: 14 anos Informações:   @corpointergalactico

Gratuito