Instituto LAURB se apresenta como uma importante e inovadora iniciativa de desenvolvimento urbano e social em comunidades periféricas de Fortaleza
Os espaços periféricos, que por anos foram marcados por estereótipos negativos, estão ganhando novos caminhos por meio de projetos que buscam potencializar estes lugares e trazer soluções territoriais ecossistêmicas que possibilitem impactos positivos para as pessoas, garantindo a criação de valor social, ecológico, econômico e urbano sustentáveis.
É com esta missão que a LAURB (Instituto de Urbanismo Ecossistêmico), fundada em 2022 pela urbanista Danielle Nina Távora, tem trabalhado diariamente. Liderado por um corpo de gestão técnico feminino, composto por mais seis profissionais distribuídas nos diversos setores do Instituto, a LAURB busca co-criar soluções únicas, por meio de metodologias participativas que promovam soluções reais para territórios de alta vulnerabilidade socioambientais.
Com projetos territorializados no Beco Céu, na Favela do Inferninho e no Serviluz, localizados em Fortaleza, o Instituto tem se consolidado como importante agente de desenvolvimento urbano, territorial e social destes lugares. A revitalização do Beco Céu e o lançamento do projeto “O Mar Está Para Peixe”, no Serviluz, são exemplos de iniciativas e metodologias co-criadas pela LAURB. A iniciativa mais recente da LAURB, o MOPLIC (Mobiliário Urbano de Plástico Reciclado) beneficia comunidades com mobiliários urbanos feitos com plástico reciclado a partir de ações de participação e engajamento comunitário. A MOPLIC poderá comercializar réplicas dos mobiliários para reverter e financiar as atividades da LAURB nas comunidades.
As soluções são pensadas individualmente para cada comunidade, priorizando atender as necessidades específicas de cada lugar. “Potencializar estes espaços é nossa principal missão. Todo o movimento realizado na Favela do Inferninho e no Serviluz são provas de que estamos no caminho certo. Ficamos muito felizes de contribuir, juntamente com lideranças e atores locais, com melhorias para as comunidades, torcemos para que cada vez mais pessoas conheçam a LAURB e apoiem as nossas ideias.”, diz Nina.
Para saber mais sobre o LAURB, acesse o site oficial do projeto somoslaurb.tilda.ws e siga o instagram @laurb___.