IJCPM, UFC e Rede Estrela se unem para promover curso de letramento digital para mulheres empreendedoras
Na ocasião, as participantes irão aprender sobre edição de imagens e uso de plataformas como Instagram, YouTube e TikTok, a fim de impulsionar e alavancar seus negócios.
Mulheres empreendedoras conectadas com as redes sociais. Essa é a proposta do Projeto Letramento Digital, parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Rede Estrela de Iracema e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). A ação visa capacitar 25 mulheres para que elas utilizem as ferramentas digitais a favor dos próprios negócios. A capacitação começou no início de maio e segue nos dias 30/05, 13/06, 27/06 e 11/07.
As aulas acontecem no laboratório de informática do IJCPM Kennedy. Todas as alunas fazem parte da Rede Estrela de Iracema, coletivo de mulheres artesãs e empreendedoras da região do Presidente Kennedy. Ao longo do curso, elas vão aprender princípios e técnicas de edição de imagem, com ênfase para Instagram e TikTok, além de saber mais sobre contação digital de histórias, YouTube e Marketing Digital. A ideia é que, ao final, essas mulheres tenham competência e autonomia acerca das ferramentas para divulgar produtos e serviços nas redes, melhorando a qualidade da divulgação e aumentando o alcance de público.
“Essas mulheres, muitas vezes, deparam-se com barreiras como desigualdade de gênero, falta de oportunidades e acesso limitado a recursos necessários para prosperar em um ambiente digital competitivo. Por isso, o curso de mídias digitais vem como uma ferramenta indispensável para esse coletivo, que visa capacitar, fortalecer e impulsionar o potencial dessas mulheres, para que elas possam expandir seus negócios e alcançar um público mais amplo”, destaca Edgard Cruz, coordenador de projetos sociais do Instituto JCPM Fortaleza.
Para Ana Célia, empreendedora e responsável pelo coletivo Rede Estrela de Iracema, o curso de mídias sociais para as mulheres é extremamente importante porque contribui com a divulgação dos produtos produzidos por elas. “Estamos aprendendo a utilizar as ferramentas do Instagram e Facebook que estão disponíveis nesses aplicativos e que não utilizamos por falta de conhecimento. A partir desse curso será possível vender, divulgar e aumentar nossa renda. As parcerias são importantes porque trazem novos aprendizados”, frisa ela.
Sobre o IJCPM
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, do Grupo JCPM, atende jovens de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade e que sejam moradores dos bairros do entorno dos empreendimentos comerciais no Ceará, Recife, Bahia e Sergipe. A instituição visa qualificar e preparar os jovens para o mercado de trabalho do varejo, como também estimular a criatividade, incentivar o empreendedorismo e desenvolver habilidades e competências para a vida.
A instituição promove novas turmas o ano inteiro e, para garantir participação, os jovens no perfil podem acompanhar as novas oportunidades no Instagram @ijcpm, pelos telefones (85) 99157.4909/ 99105.4395 ou ir pessoalmente até uma das unidades em Fortaleza: no bairro Papicu, no shopping RioMar Fortaleza, ou no bairro Presidente Kennedy, no shopping RioMar Kennedy.