Planet Smart City inaugura novo Centro de Competência e firma parceria com Politecnico di Torino
Foi realizado em Turim, com a presença de autoridades locais e parceiros, o evento de inauguração do novo Centro de Competência da Planet Smart City. O edifício de 4.000 metros quadrados, localizado no centro da cidade, abriga um grupo de mais de 350 profissionais, incluindo arquitetos, engenheiros, sociólogos, especialistas em tecnologias digitais, Proptech e ESG, com o objetivo de integrar soluções inteligentes e sustentáveis em projetos imobiliários, especialmente para empreendimentos habitacionais acessíveis, a verdadeira missão do Planet Smart City.
A inauguração foi aberta pela vice-presidente do Senado da República Italiana, Anna Rossomando, e por Stefano Buono, físico e empresário, fundador da AAA (Advanced Accelerator Applications) e atualmente CEO da newcleo, presidente da LIFTT e da Planet Smart City, e contou com a presença de representantes de instituições como o vice-reitor do Politecnico di Torino, Stefano Corgnati, e chefes de associações imobiliárias.
O novo Centro de Competência auxiliará nos projetos da Planet Smart City em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde a empresa possui projetos em andamento no Ceará, no Rio Grande do Norte e em São Paulo.
O evento de inauguração dos novos escritórios também foi a ocasião para o lançamento de uma parceria promovida pela Planet Smart City e pelo Politecnico di Torino para posicionar o sistema territorial de Turim como um centro para o projeto e a implementação de Smart Buildings, Smart Districts para desenvolvedores imobiliários e Smart City Projects para administrações públicas.
Essa iniciativa foi concebida para reunir todos os stakeholders e empresas que trabalham nesse campo, facilitar a sinergia entre operadoras e start-ups por meio de programas de inovação e promover o acesso a recursos e licitações nacionais e internacionais sobre questões de edifícios/distritos/cidades inteligentes, em especial ESG e Proptech.
Isto possibilitará a conexão em rede de autoridades do setor na área de Turim em uma única plataforma, reunindo as habilidades e o profissionalismo de diferentes participantes com um único objetivo: delinear uma nova cadeia de suprimentos para a inovação urbana, oferecendo ao mundo dos desenvolvedores imobiliários e aos órgãos públicos serviços de orientação para projetos e a construção de grandes complexos sustentáveis e digitalizados.
“Senti, já em 2018, que a Planet Smart City poderia ser o precursor de um modelo de inovação único no campo do setor imobiliário, financiando-o em conjunto com uma comunidade muito grande de investidores visionários. Hoje, somos uma sólida empresa internacional com 1.700 colaboradores que, depois de ter desenvolvido mais de uma dúzia de comunidades inteligentes e sustentáveis com milhares de unidades habitacionais em países como Itália, Brasil, EUA e Índia, está se expandindo rapidamente para outros mercados e tem o potencial de se tornar outro unicórnio de Turim em menos de três anos. Esse grande sucesso, apesar das dificuldades da Covid e dos mercados, deve-se a uma determinação e visão únicas e pode ser o fator impulsionador e agregador de toda a comunidade de Prop e Smart Tech em Turim, além de colocar nossa cidade no centro da inovação mundial nesse setor. Espero que essa iniciativa tenha a adesão de outras partes interessadas e possa contribuir para o renascimento já em andamento em nossa região”, afirma Stefano Buono, presidente da Planet Smart City.
“Estamos convencidos de que o desafio mais atual na jornada de inovação imobiliária é integrar funções inovadoras que estão transformando cada vez mais e de forma mais acentuada o mundo imobiliário e criando uma mudança revolucionária para o setor em questões como transformação digital, descarbonização e inclusão social. Por esse motivo, é necessário reunir elementos inovadores, como a integração de soluções tecnológicas e digitais (Proptech) e a adoção de critérios ESG que permitam projetos cada vez mais inclusivos e de alto desempenho. Também acreditamos que esse ciclo virtuoso em direção à descarbonização pode levar à realização de bairros cada vez mais sustentáveis em todo o mundo”, diz Gianni Savio, CEO da Planet Smart City.
“O projeto de bairros inteligentes, inovador em relação aos projetos tradicionais, permite redesenhar o futuro de nossas cidades sob a bandeira da sustentabilidade e da digitalização em uma era caracterizada pela necessidade de descarbonização. Para isso, é necessário estruturar um modelo colaborativo que, ao reunir conhecimentos complementares e expertise de diferentes campos, ajude a identificar um único interlocutor para apoiar intervenções imobiliárias públicas e privadas. O Politecnico di Torino coloca à disposição suas diversas competências multissetoriais para justamente representar uma iniciativa reconhecível e coordenada para oferecer, antes de tudo ao nosso território, esse sistema interconectado necessário para inovar o mundo dos imóveis e das administrações públicas”, acrescenta Stefano Corgnati, Vice-Reitor do Politecnico di Torino.
Especificamente, os promotores dessa iniciativa, dotados de diferentes competências, trabalharão juntos para oferecer uma nova oportunidade ao ecossistema de inovação de Turim, abrindo-se também a uma pluralidade de atores, como start-ups, investidores e instituições públicas e acadêmicas.
Por meio dessa ação, aberta para acolher novas realidades na área, o Politecnico di Torino e a Planet Smart City pretendem criar um hub para criar bairros inteligentes greenfield e brownfield, Smart Buildings, intervenções de regeneração urbana, Proof of Concept em soluções verticais para edifícios públicos, Living Lab para testar soluções inteligentes para a Administração Pública, bem como planos e programas para a criação de Cidades Inteligentes.