Novembro Azul: Instituto Olhar realiza a 10º edição do mutirão de rastreio para retinopatia diabética
O mutirão tem como objetivo identificar sinais precoces da doença e oferecer orientações
Em um esforço para combater os impactos devastadores da diabetes no organismo, o Instituto Olhar fará no próximo sábado (25), a 10º edição da campanha do Novembro Azul: rastreio gratuito de combate à cegueira causada pela diabetes. Quem quiser participar basta realizar o pré-agendamento através do site (diabetes.institutoolhar.org). O mutirão tem como objetivo identificar os sinais precoces da doença e oferecer orientações personalizadas para a população. Na ocasião, será disponibilizada uma equipe multidisciplinar com profissionais de saúde para realização do exame de fundo de olho, aferição de glicemia, aferição de pressão arterial além de palestras sócio educativas.
No último dia 14, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma iniciativa global destinada à conscientização da população sobre esta doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Para o Instituto Olhar esta é uma grande oportunidade para destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença que pode causar retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira no mundo. A doença é uma complicação ocular causada pelo diabetes e que afeta os vasos sanguíneos na retina podendo levar à perda de visão se não for detectada e tratada a tempo.
Consciente da importância de detectar precocemente essa condição, durante o mutirão será disponibilizado gratuitamente o exame de fundo de olho (avaliação oftalmológica), que permite uma análise profunda dos olhos possibilitando o diagnóstico precoce de doenças como retinopatia diabética, glaucoma, catarata e degeneração macular. O Instituto Olhar é uma Organização Sem Fins Lucrativos que fica localizado na rua cinquenta, 190, no bairro Conjunto Prefeito José Walter em Fortaleza.
Com uma missão centrada no acesso igualitário à saúde visual, a organização dedica-se a fornecer serviços oftalmológicos de alta qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de parcerias com a Rede Bioclínica e profissionais da saúde, anualmente a ONG tem realizado o Encontro dos Portadores de Glaucoma, a Campanha Novembro Azul de combate à cegueira causada pela diabetes, como também promove a educação sobre a importância da prevenção e cuidados com a visão.
Serviço:
Novembro Azul: Campanha de Combate à cegueira causada pela diabetes.
Data: 25/11 Horário: 8h até 12h
Endereço: Av João de Araújo Lima 801 José Walter (Rede Bioclínica)