Criança e Adolescentes: como lidar com o assunto morte
Um dos principais grupos de estudos sobre a morte do Ceará aborda a temática em curso para adultos que será ministrado no dia 9 de dezembro
A morte, inevitável consequência da vida, continua a ser um tema envolto em tabus para muitas pessoas, especialmente quando se trata de abordá-la com crianças e adolescentes diante de ocorrências ou na preparação para possíveis eventos futuros. “Quando não é abordado adequadamente, o assunto pode causar traumas, resultando em adultos com questões psicológicas que impactam diretamente em seu comportamento”, explica a psicanalista e coordenadora do Clube Tanato, Natália Pinto. Este tema será explorado em uma aula online promovida pelo Clube Tanato no próximo dia 9 de dezembro, trazendo a especialista Gláucia Tavares.
Especialistas em psicologia infantil enfatizam a necessidade de manter um diálogo aberto e honesto sobre a morte. É crucial fornecer respostas claras às perguntas das crianças, utilizando uma linguagem apropriada à idade e evitando metáforas obscuras que possam gerar confusão. Gláucia Tavares, psicóloga clínica, mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade Medicina da UFMG e diretora científica da ABMLuto, destaca: “O diálogo honesto é fundamental. As crianças percebem quando não estamos sendo transparentes. Falar sobre a morte não precisa ser assustador; pode ser uma oportunidade para discutir temas importantes da vida.”
“A aula abordará estratégias eficazes para falar sobre a morte com crianças, destacando a importância de uma linguagem acessível e adequada à idade”, explica Natália Pinto. Serão discutidos métodos para responder a perguntas, lidar com o luto e oferecer apoio emocional. “A intenção é capacitar educadores, pais e outros profissionais que lidam com crianças para que possam guiar os jovens de maneira informada e compassiva”, completa. O módulo, que pode ser adquirido separadamente, faz parte do Curso de Formação em Tanatologia, atualmente em sua quarta edição.
Saiba mais sobre o Clube:
Há pouco mais de dois anos, o Clube Tanato, braço social da Rede Memorial Fortaleza, estuda o luto de uma forma até então pouco explorada. Munido de uma equipe de profissionais qualificados e especialistas na temática, o Clube de estudo analisa as questões inerentes à morte, o processo de morrer e o luto de uma forma desmistificada, traz luz a uma tema sensível, mas que precisa ser abordado de forma humanizada.
Serviço:
Aula Morte e desenvolvimento na infância e na adolescência
09 de dezembro 2023
Hora: 9h
Local: online
Inscrições e mais informações:
Valor do investimento: R$200 – 85 99680-0281
Inspira! Comunicação – Assessoria de Imprensa Rede Memorial
Jornalista: Mônika Vieira – (85) 987792007 – contato@inspiracomunicacao.com.br