Ednilton Soares compartilha sua trajetória profissional com associados da AJE Fortaleza
Vivência do empresário em grandes companhias e nos setores de educação e turismo foi tema de encontro no Ideal Clube
Aprender com os ensinamentos de um dos principais empresários do setor de turismo e entretenimento do Ceará, foi a oportunidade que os associados da AJE Fortaleza tiveram nesta quarta-feira (dia 21), no almoço empresarial com Ednilton Soares. O sócio-proprietário do Beach Park, com passagens por outras grandes companhias, compartilhou seus conhecimentos e sua trajetória profissional no encontro realizado no Ideal Clube, em Fortaleza.
“Acima de tudo, o empresário precisa cumprir suas obrigações básicas: pagar bem seu pessoal, planejar o que está fazendo e pagar os impostos corretamente, embora a carga tributária no Brasil seja muito grande”, ensinou. “O trabalho na Secretaria da Fazenda me ensinou: um imposto que deixe de ser pago pode impactar no trabalho do Corpo de Bombeiros ou outro serviço para a população”, ressaltou Ednilton Soares.
“Foi um momento brilhante, para conhecermos uma história de vida tão inspiradora e cheia de sucesso. Nosso objetivo na AJE Fortaleza também é este: transmitir experiência aos nossos associados com a trajetória desses empresários de destaque em nosso Estado”, observou David Macêdo, Coordenador Geral da AJE.
Em sua palestra para os associados da AJE, Ednilton falou sobre sua formação acadêmica e trajetória empresarial, destacando o curso de Engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, os estudos em Nova York, sua atuação no Grupo Edson Queiroz e à frente do Colégio 7 de Setembro, além do cargo de Secretário da Fazenda do Ceará. Atualmente, ele se dedica ao segmento de turismo e entretenimento, enquanto um dos sócios-proprietários do Beach Park. “No Beach Park, primamos pela qualidade, tanto que somos referência mundial. Todos os nossos fornecedores têm ISO 9001. A cada um ou dois anos trazemos uma atração nova. O público gosta muito de novidades, e quando temos uma nova atração, há uma curva de crescimento de frequentadores, no ano seguinte”, informou. “As praias e o mar do Ceará são diferenciados, devido à temperatura agradável, e continuam atraindo muito os turistas, embora isso precise ser mais divulgado pelo governo”, observa.
Bons tempos
Ele também lembrou da sua infância em Fortaleza. “Eu andava muito de bicicleta pela cidade, sem nenhum problema. Tinha jardim e quintal na minha casa, que ficava na Av. Francisco Sá. Naquele tempo, a gente podia criar porco em casa, era um tempo bem diferente”, contou. “Meu pai dava um dinheiro semanalmente, e a gente só ganhava a mesada da semana seguinte, se prestasse contas do que gastou. Isso foi um grande ensinamento, para meus irmãos e eu aprendermo que o dinheiro tem seu valor”, lembrou.
O evento da AJE Fortaleza também teve a presença de Henrique Soares, filho de Ednilton Soares, dos empresários Carlos Prado e Fernando Cirino, e de Jurandir Picanço, Consultor de Energia da Fiec.
“Meu conselho para os mais novos: sejam amorosos com os filhos, porque isso é o que a gente precisa fazer por eles desde cedo. E também investir na educação e na formação deles”, aconselhou. “E para os jovens empresários, a minha mensagem é: tudo o que vocês forem fazer, façam bem feito. Estudem todas as possibilidades antes de fazer um investimento, jamais façam aventuras”, recomendou.
Sobre a AJE
Neste ano, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza está celebrando 35 anos de história. Fundada em 1989, a AJE foi a primeira associação desse tipo no País. É uma instituição apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará. Entre os objetivos da entidade estão disseminar a cultura empreendedora, a capacitação dos empresários e estimular o exercício da cidadania.