Semana do Meio Ambiente: Pão de Açúcar incentiva hábitos, práticas e consumo sustentável
Estímulo ao consumo de alimentos orgânicos, manutenção de estações de reciclagem, substituição de embalagens e venda de ovos de galinhas livres de gaiolas estão entre as ações da rede
Fortaleza, junho de 2024 – O cuidado com o meio ambiente e ações que promovam a sustentabilidade são pilares do Pão de Açúcar. A rede possui iniciativas que estimulam o consumo sustentável e consciente, como oferecer uma variedade de alimentos orgânicos, se comprometer com o bem-estar animal e comercializar ovos de galinhas livres de gaiolas, contribuir para diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários ao disponibilizar pontos de coleta seletiva, substituir as embalagens de produtos de marcas próprias e exclusivas por materiais recicláveis, reutilizáveis e/ou compostáveis, além de ações de combate às mudanças climáticas. Assim, a rede incentiva hábitos que fazem a diferença e propaga a importância de um movimento coletivo de consumo consciente e de pequenas atitudes diárias para a construção de um futuro sustentável.
Frutas, legumes e verduras orgânicos
Todas as lojas Pão de Açúcar contam com um espaço dedicado para produtos orgânicos e ainda oferecem uma promoção especial de sucos, frutas, verduras e legumes orgânicos, que chegam a ter até 20% de desconto. O intuito é estimular o consumo de uma alimentação cada vez mais sustentável, uma prática pioneira da rede de supermercados que há 20 anos incluiu produtos orgânicos no varejo nacional.
Venda de ovos de galinhas livres de gaiolas
O GPA, grupo controlador do Pão de Açúcar, foi o primeiro varejista alimentar brasileiro a estabelecer um compromisso de bem-estar animal para a cadeia de ovos em suas lojas. Hoje a rede tem mais de 68,6% das vendas de ovos de marcas próprias e exclusivas provenientes de galinhas livres de gaiolas. Ainda, para fortalecer o compromisso do grupo nessa frente, passaram a utilizar a proteína no preparo de refeições na Rotisserie e no Espaço Café das lojas.
“O bem-estar animal tem sido uma pauta relevante na jornada de sustentabilidade da companhia. Diante de consumidores mais conscientes e uma atuação responsável, nossas metas, compromissos e iniciativas visam oferecer opções cada vez mais sustentáveis e com valor agregado, além de sensibilizar nossos clientes sobre os diferentes processos produtivos”, explica Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade do GPA.
O compromisso assumido pela companhia em 2017 prevê que até 2025 100% das vendas de ovos das marcas próprias e exclusivas da companhia serão provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas, e até 2028, 100% dos ovos de todas as marcas vendidas nas bandeiras do Grupo serão deste tipo de criação.
Além disso, os clientes que fazem as compras on-line, pelo e-commerce (https://www.paodeacucar.com/) e aplicativo Pão de Açúcar Mais, conseguem identificar os produtos com atributos de bem-estar animal por meio de um selo, o que reforça os compromissos do GPA com o tema.
Combate às mudanças climáticas
O GPA tem adotado, ao longo dos últimos anos, iniciativas para combater as mudanças climáticas. A principal meta deste compromisso é a redução de CO2 em suas operações (escopo 1 e 2). Em 2023, a companhia reduziu 47,1% das emissões de gases de efeito estufa de escopo 1 e 2, em linha com o compromisso de reduzir 50% até 2025 (ano base 2015), contribuindo de forma mais ativa para uma economia de baixo carbono.
Algumas das iniciativas que auxiliaram no alcance da meta são a modernização das casas de máquinas e equipamentos de refrigeração, utilizando gases de menor potencial de aquecimento global, e a inspeção e manutenção periódicas para identificar e evitar pontos de vazamento.
Consumo de energia
O grupo segue investindo no consumo de energia elétrica de fontes renováveis, migrando lojas para o Mercado Livre de Energia, como forma de priorizar a compra de outras fontes (pequenas centrais hidrelétricas, eólicas, biomassa e solar). Em 2023, a companhia atingiu 98,3% do consumo de energia de média tensão proveniente do mercado livre de energia, quase batendo a meta deste ano, que é migrar para o mercado 100% livre do consumo de energia de média-tensão. Todas as lojas Pão de Açúcar de Fortaleza operam no mercado livre de energia.
A evolução nos últimos anos em projetos para redução da emissão de fugitivas, em especial gases refrigerantes, a busca por aumento do consumo de fontes energéticas limpas e o aprimoramento da governança no tema resultaram na nota “A-” no ranking do CDP Climate (Carbon Disclosure Program), considerada uma das principais iniciativas de mensuração da conscientização, gestão de riscos e boas práticas de enfrentamento às mudanças climáticas. Essa avaliação posiciona o GPA como a varejista mais bem colocada no segmento alimentar na América do Sul.
Substituição de embalagens nas Marcas Exclusivas
O Pão de Açúcar vem substituindo algumas de suas embalagens para opções mais sustentáveis, como é o caso da troca das bandejas de isopor do hortifrúti das marcas Taeq e Qualitá por um material 100% biodegradável. A bandeja foi desenvolvida a partir de uma tecnologia inédita que utiliza caixas de celulose e amido. Elas são sustentáveis e inovadoras, sendo 100% livres de petroquímicos e aditivos tóxicos. Dessa forma, ao ser descartada, a embalagem leva até seis meses para ser totalmente decomposta, diminuindo o descarte de resíduos. Além das bandejas, existem exemplos de outras embalagens tais como, o Molho de Tomate Orgânico Original Taeq e as hastes flexíveis Qualitá Care já foram readequadas em linha com o seu compromisso de atingir 100% das embalagens de Marca Própria recicláveis, reutilizáveis e/ou compostáveis até 2030.
Pontos de coleta seletiva
O Pão de Açúcar se destaca no setor do varejo alimentar pelo seu pioneirismo em iniciativas de coleta seletiva, que contribuem para diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários. O programa Estações de Reciclagem teve início há mais de 20 anos, no ano de 2001. Em Fortaleza, a rede possui atualmente pontos de coleta seletiva nas lojas Buena Vista, Náutico e São João e, neste ano, instalou a primeira Retorna Machine na unidade São Gerardo. Nos pontos de coleta seletiva é possível depositar itens pós consumo de plástico, papel, papelão, vidro e metal, além de óleo vegetal usado.
A cooperativa responsável pelo recolhimento do material reciclado é a Associação de Catadores do Jangurussu – ASCAJAN. Todo material é transformado em produtos, que retornam para o mercado e são vendidos, estimulando a cadeia produtiva, fortalecendo ainda mais a economia sustentável. Apenas em 2023, as três estações das lojas de Fortaleza coletaram 119 toneladas de produtos recicláveis nas três estações ativas até então.
Estações de Reciclagem:
Loja Buena Vista – Av. Washington Soares, 1500 – Lojas 3 e 4 – Edson Queiroz
Loja Náutico: Av. da Abolição, 2900 – Meireles
Loja São João: Av. Santos Dumont, 1169 – Aldeota
Retorna Machine:
Loja São Gerardo: Av. Bezerra de Menezes, 498/1548 – São Gerardo