Sociedade Brasileira de Cardiologia Ceará celebra 52 anos nesta quinta-feira (27)
A Sociedade Brasileira de Cardiologia Ceará (SBC-CE) trabalha, há 52 anos, celebrados nesta quinta-feira (27), com empenho e determinação para transformar o cenário das doenças cardiovasculares no estado. A SBC-CE é um braço da SBC Nacional, está vinculada à Associação Médica Brasileira (AMB), que também tem um braço local, a AMB-CE.
É uma entidade que reúne médicos cardiologistas e aqueles profissionais que se interessam pela temática da cardiologia, podendo incluir médicos residentes, estudantes de medicina, profissionais de outras áreas da saúde, como enfermagem, fisioterapia, farmácia, dentre outros.
Nestes 52 anos são comemorados incontáveis avanços na Cardiologia, como reduções nas taxas de mortalidade, aumento da sobrevida e na qualidade de vida de tantas pessoas. Muitos desses avanços foram produzidos por cardiologistas brasileiros, sócios da SBC-CE, que salvam vidas todos os dias.
Os desafios ainda são muitos, mas o propósito é continuar investindo na produção científica e de diretrizes na oferta de cursos e educação continuada, na promoção de debates, de eventos, e de campanhas de prevenção às doenças cardiovasculares, bem como contribuindo para políticas públicas que toquem a saúde do coração de cada brasileiro.
Ulysses Vieira, presidente da SBC-CE, iniciou seu mandato em janeiro deste ano com diversas propostas, uma delas foi reativar e criar alguns departamentos de subespecialidades, como por exemplo, o departamento de aterosclerose; de imagem cardiovascular; de ergometria; de saúde da mulher e cardiogeriatria, criados este ano.
“A partir da criação destes departamentos, iremos desenvolver ações pontuais do ponto de vista científico. Já desenvolvemos um cronograma de aulas dentro do departamento de aterosclerose; realizamos o primeiro simpósio do DIC Ceará; de cardiologia da mulher e iremos realizar, também, o primeiro simpósio de cardiogeriatria. Além disso, temos desenvolvido algumas ações de atendimento à população, como no Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial no Shopping Iguatemi; ações voltadas à saúde cardiovascular da mulher, no Dia Internacional da Mulher e seguimos com o planejamento para o segundo semestre”, explica o presidente.
De acordo com o especialista, a SBC-CE como entidade médica de especialidade é extremamente importante na formação de novos médicos. O cardiologista recém formado, ou o residente que deseja seguir na área da cardiologia deve se filiar à SBC, pois é onde está reunido os principais nomes da especialidade, médicos de referência.
Dr. Ulysses informa que foi criado um Comitê de Defesa Profissional da SBC-CE, que busca ações de valorização da especialidade, orientação à população sobre como reconhecer o médico cardiologista qualificado e representação junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e órgãos governamentais em pautas de interesse da cardiologia cearense.
“Ainda temos a prova de títulos de cardiologia que está ligada a Associação Médica Brasileira e traz a possibilidade de emitir o registro de qualificação profissional junto ao CRM como cardiologista. Uma iniciativa que agrega bastante valor a todos os médicos com interesse e atuação na área de cardiologia”, reforça.
Sobre as perspectivas para os próximos anos, o cardiologista afirma que o principal objetivo é fortalecer cada vez mais a SBC-CE, trazendo novos médicos, passando a importância da participação e filiação na entidade, promover uma série de eventos científicos para fortalecer a educação e a formação médica continuada, além de criar e fortalecer parcerias com os entes governamentais.
“Sabemos que o papel da SBC vai muito além do cunho científico, vai além também da participação social, da mudança de política pública e nós temos este papel relevante na sociedade”.