Encontro Empresarial da Abrasel discute o futuro do setor de bares e restaurantes
O evento contou com mais de 70 empresários do ramo e debateu pontos da Reforma Tributária e cenário econômico, além do anúncio de novas parcerias
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel) reuniu na tarde desta quarta- feira (03) associados para debater pautas importantes relacionadas ao futuro do setor de bares e restaurantes. O Encontro Empresarial, que aconteceu no Boteco do Ciço, atualizou os empresários sobre pautas como Reforma Tributária e cenário econômico.
Um dos pleitos da associação tem sido em relação à taxação de bebidas adoçadas. “O açúcar, que tem sido colocado como vilão, aparece na cesta básica sem ser taxado, mas ao ser acrescentado em uma bebida ou água com gás, acaba sendo taxado como ‘imposto do pecado’, e somos contra, pois isso aumentaria os custos para a população e também para os bares e restaurantes”, explica Taiene Righetto, presidente da entidade.
Righetto também apresentou outros pleitos importantes, como a defesa contra o imposto cumulativo e o direito ao crédito na tomada das compras de serviços e consumos, além de uma redução de 70% na alíquota que foi determinada. A associação também se posicionou em favor da exclusão da base de cálculo dos serviços pagos a terceiros, como taxa de delivery e 10% para garçons, além da taxação seletiva para jogos de azar, que tem desencadeado problemas relacionados ao vício e faltas ao trabalho no setor.
Durante a reunião, Taiene também ressaltou a dificuldade de bares e restaurantes em repassar os reajustes para o cardápio de acordo com a inflação. “Quase metade dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, e para isso, há uma explicação muito clara ao setor: o poder aquisitivo da população. Atualmente, o brasileiro tem o seu poder de compra muito enfraquecido, com uma média salarial de 3 mil mensais, o que, muitas vezes, não é suficiente para sair a um bar ou restaurante”, argumenta o presidente.
Novas parcerias
A diretora executiva da Abrasel no Ceará, Daiana Fernandes, apresentou aos associados os novos projetos da associação. Um deles é o Projeto Propulsão, uma parceria entre Abrasel e Sebrae, que busca, através de uma série de iniciativas estratégicas e ações de capacitação, garantir que os empreendedores e os mais de 50 mil estabelecimentos do estado estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Dentre os benefícios oferecidos pelo projeto estão a recuperação pós-pandêmica, fortalecimento da competitividade, novo fluxo de empreendedores, inovação e sustentabilidade.
Além deste, ainda foram anunciadas parcerias com o Bradesco, a Cielo e a Cegás, que ofereceram benefícios para os associados da Abrasel.
Outros parceiros, como a A2P Partners, Pluxee, Onnibank, Deovita, Sanimax, Orolaser, Nacional Service, IPEL Energia Solar, Nuths e Ideal Alimentos também estiveram presentes no evento.