Gastronomia

Dia da Pizza: nutricionista dá dicas e alerta sobre o consumo de forma saudável

No Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, não há quem resista a essa delícia mundialmente adorada. Mas como fazer boas escolhas em relação a esse prato tão saboroso? A nutricionista e docente do curso de Nutrição da Estácio Ceará, Laís Marinho, oferece dicas valiosas para quem deseja apreciar uma pizza de forma mais saudável. Faça escolhas inteligentes e desfrute de uma pizza deliciosa sem comprometer seu bem-estar.

“O segredo é preferir as pizzas com recheios mais leves, como a margarita, que leva queijo, tomate e manjericão. Devemos evitar aquelas que contêm ingredientes embutidos como salame, linguiça, presunto e salsicha, pois são alimentos ultraprocessados, desbalanceados e ricos em conservantes e corantes”, aconselha.

Outra orientação da nutricionista é optar por pizzas de longa fermentação. “São uma boa opção, pois a digestão desse tipo de pizza é mais fácil, já que elas fermentam por mais tempo. Isso se reflete no índice glicêmico da preparação. As pizzas de longa fermentação têm uma absorção da glicose mais lenta, ou seja, possuem um índice glicêmico mais baixo em comparação às pizzas de massa rápida e mais convencionais”, explica. 

Laís também alerta sobre as pizzas prontas e congeladas. “Evite pizzas congeladas ou de micro-ondas, pois são ultraprocessadas, geralmente com alto teor de sódio e preparadas com ingredientes não frescos. A grande dica é preferir pizzas com ingredientes frescos, leves e saudáveis”, salienta. 

Além de escolher bem os ingredientes, a nutricionista reforça a importância da moderação. “Evite rodízios, onde a tendência é consumir uma grande quantidade. O segredo é consumir com moderação, aproveitando cada pedaço com equilíbrio”, alerta.