Feira de Empreendedorismo Feminino da RIMA está de volta à Praça do Ferreira
A Rede Itinerante de Mulheres Atuantes (RIMA), depois do sucesso da feira no Terminal do Antônio Bezerra, retoma o projeto nas praças de Fortaleza. A próxima parada da Feira Itinerante de Empreendedorismo Feminino chamada ” Rima em Ação: Cumprindo Sua Missão” será na Praça do Ferreira, nesta segunda -feira(12/08), das 9 às 17h. O Projeto da Feira dos Terminais de Ônibus continuará com a sua programação em breve.
Na ocasião , também haverá um momento ou roda de conversa( a partir das 15h) com a Dra. Cristhina Brasil em comemoração da conscientização sobre a Lei Maria da Penha que completa 18 anos como parte da programação do Agosto Lilás no combate e prevenção à violência contra às mulheres.Haverá também serviços do Cadastro Único e do Bolsa Família , assim como serviços da ETUFOR, O horário desses serviços será das 9 às 15h. A programação ainda terá o atendimento do setor jurídico da RIMA das 14 às 16h.
O que é a RIMA?
A Rede Itinerante de Mulheres Atuantes (RIMA) é um projeto idealizado pela Rebeca Mota, em 2022, com o objetivo de promover o protagonismo feminino e a igualdade de gênero. A Rede produz ações sociais focadas na formação, proteção, defesa e desenvolvimento das mulheres. A Rima está como presidente, a articuladora social Rebeca Mota, também idealizadora da iniciativa.
AGOSTO LILÁS – O mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres tem como objetivo dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.
LEI MARIA DA PENHA
Considerada um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Lei Maria da Penha acaba de completar 18 anos.
A lei leva o nome da farmacêutica, que ficou paraplégica após ser vítima de tentativa de feminicídio cometida pelo marido.
O drama de Maria da Penha Maia Fernandes estimulou a apresentação de um projeto em 2004, e o texto virou lei dois anos depois, trazendo luz sobre um problema que muitas vezes era
tratado apenas no seio familiar e, de forma equivocada, considerado crime de menor potencial ofensivo.
A Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, foi sancionada há exatos 18 anos.O nome homenageia a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes que sofreu duas tentativas de homicídio pelo marido, em 1983, e se tornou ativista da causa do combate à violência contra as mulheres.
A lei, que atinge agora a maioridade, prevê a adoção de medidas protetivas de urgência para romper o ciclo de violência contra a mulher e impedir que o agressor cometa novas formas de violência doméstica, seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial.
Antes da lei, este tipo de violência era tratado como crime de menor potencial ofensivo.
Serviço:
Feira Itinerante ” Rima em Ação: Cumprindo Sua Missão
Local : Praça do Ferreira
Data: 12 de Agosto
Horário: das 9 às 17 horas
Mais informações: @rimaemacao ( Instagram)