Ceará Criativo promove formação em Arte e Cultura em dez municípios cearenses
Com realização da Secult Ceará, projeto oferece cursos gratuitos de qualificação na área da cultura em 10 cidades do estado. Até o momento, mais de 270 pessoas já passaram pelas ações formativas
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Assum Preto Produções, celebra o sucesso do projeto Ceará Criativo — Movimenta Ceará. Esta iniciativa, de caráter formativo, tem como objetivo a realização do Programa de Ações Formativas em Arte e Cultura em diversos municípios do estado. Com atuação em dez cidades desde o mês de maio, o projeto está proporcionando uma qualificação abrangente e gratuita para artistas, técnicos e agentes culturais do sertão ao litoral cearense.
Até o momento, o Ceará Criativo já beneficiou 271 pessoas em 19 formações realizadas, que abrangeu os municípios de Acaraú, Caucaia, Guaramiranga, Icapuí, Maranguape, Quixadá, Russas, Salitre, Senador Pompeu e Tururu. O projeto continua seu percurso, levando qualificação e oportunidades para comunidades nas cidades de Salitre e Icapuí.
Para o presidente da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura, Nilson Santiago, o Ceará Criativo se destaca justamente por descentralizar as ações formativas, trazendo oportunidades de formação para os moradores dos municípios presentes no projeto. Ele destaca, por exemplo, a questão da acessibilidade, uma vez que o Ceará Criativo acolheu alunos da Apae para ações formativas na área musical.
“É de grande importância que a gente possa oportunizar o acesso das artes e da cultura para a população de modo geral. Percebemos que a barreira da descentralização está sendo quebrada, que os acessos estão chegando a todos os cantos e a todos os povos. Isso é muito gratificante”, reforça.
Já Bosco Lisboa, professor da oficina de escultura contemporânea em diálogo com a cultura popular realizada em Senador Pompeu, ressalta a disponibilidade e o interesse dos alunos em participar da atividade, ressaltando ainda a qualidade do que eles produziram durante as aulas. “Trata-se de um projeto de grande importância, até para incentivar quem se descobriu artista aqui”, explica.
Formações em andamento
Em Icapuí, foi realizado, entre 03 e 10 de agosto, o curso de Elaboração de Projetos Culturais: Estratégias para Gestores e Produtores, com Monique Sousa, na Casa de Cultura Cores da Vida, Centro. Já nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 acontece a Prosa em Curso: Estudos de Elaboração da Escrita sobre o Mar, com Alan Mendonça, na Escola Horizonte da Cidadania, Praia de Redonda. Ainda em Icapuí, nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de agosto e 1º de setembro, acontece o curso A Fotografia da Natureza como Instrumento para a Educação, com Fernanda Oliveira, na Estação Ambiental Mangue Pequeno, Praia da Requenguela.
Em Salitre, segue até 21 de agosto, o curso Moda e Acessórios Afro-brasileiros: Uma Proposição Criativa, com Neide Rodrigues. Nos dias 24, 25, 31 de agosto e 1º de setembro, Juliana Tavares ministra o curso de Elaboração de Projetos/Escrita e Execução. O Artes Integradas: Criação e Manuseio de Instrumentos de Percussão, com Leno Farias, por sua vez, vai ser realizado de 26 de agosto a 4 de setembro. Todas as formações em Salitre acontecem no Centro Municipal de Eventos José Elói de Souza.
Estrutura e benefícios
Cada município participante recebe um total de 160 horas/aula de formação, sendo 120 horas destinadas a cursos em diversas linguagens artísticas e 40 horas para capacitação de produtores culturais, gestores e trabalhadores da cultura. Além das formações, o projeto oferece oficinas e workshops complementares.
Os participantes têm a oportunidade de receber bolsas de estudo de R$200 por cada 30 horas/aula cursadas, com um limite máximo de 120 horas por município. As inscrições para os cursos são realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará e divulgadas nas plataformas oficiais da Secretaria da Cultura.