Confira quatro dicas de como tratar pele ressecada
A pele seca é uma condição comum que pode causar desconforto, coceira e até fissuras, especialmente em climas de temperaturas mais intensos, sejam frios ou secos. Embora muitas vezes seja temporária, a condição pode se tornar um problema crônico se não for adequadamente tratada.
Para manter a pele saudável e hidratada, a dermatologista Lia Albuquerque destaca que é importante seguir algumas recomendações e lista algumas dicas para equilibrar a textura do corpo.
1. Use sabonetes suaves e hidratantes
“Sabonetes comuns podem remover a oleosidade natural da pele, o que agrava o ressecamento. É bacana optar por produtos de limpeza que respeitem a barreira cutânea e contenham ingredientes hidratantes, como glicerina ou óleos vegetais”, explica.
2. Hidratação imediatamente após o banho
Uma das melhores práticas para combater a secura é aplicar um hidratante logo após o banho, quando a pele continua levemente úmida. Isso ajuda a “prender” a umidade. “O uso de cremes com ureia ou ceramidas pode restaurar a barreira cutânea, ajudando a epiderme a reter água por mais tempo”, pontua.
3. Evite banhos quentes e longos
Banhos muito quentes podem remover os óleos naturais da epiderme, piorando o ressecamento. “É preferível tomar banhos mornos e rápidos, e evitar o uso excessivo de esponjas ou buchas, que podem causar microdanos ao local”, aconselha.
4. Beba bastante água e cuide da alimentação
A hidratação também começa de dentro para fora. Consumir uma quantidade adequada de água ao longo do dia e manter uma dieta rica em ácidos graxos essenciais, como ômega-3, encontrados em peixes e sementes, pode ajudar a melhorar a hidratação. “Uma boa alimentação contribui significativamente para a normalidade cutânea. Alimentos ricos em vitaminas A, C e E são ótimos aliados”, afirma Dra. Lia.
Seguir essas dicas simples pode fazer toda a diferença na saúde da sua pele, mantendo-a macia e protegida. Em casos de ressecamento persistente ou severo, é recomendado buscar a orientação de um dermatologista para tratamentos mais específicos.