Clube Náutico abre as portas para XVII campeonato de natação cearense
XVII Troféu Manoel de Paula Pinheiro reúne competidores de diversas idades e histórias de superação
Nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, o Parque Aquático do Clube Náutico Atlético Cearense será palco do XVII Troféu Manoel de Paula Pinheiro, torneio que marca a abertura oficial do Calendário Anual da Natação Cearense. A competição, organizada pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA), reunirá atletas das categorias infantil a sênior, incluindo nadadores de escolinhas competitivas e equipes federadas de todo o estado.
Aberta ao público e com entrada franca, a competição, tradicionalmente sediada pelo Clube Náutico, é uma oportunidade única para novos talentos estrearem no circuito federado e competirem na piscina considerada o “templo da natação cearense”, segundo o vice-presidente de esportes do Clube, Dairton Oliveira.
“Hoje, podemos considerar o Náutico como palco do torneio de abertura, pois confere aos novos nadadores – aqueles que irão estrear no circuito federado e de atletas amadores – a realização do sonho de estarem nadando no parque aquático que é considerado o “templo da natação cearense”, onde campeões olímpicos e recordes brasileiros e mundiais são e foram estabelecidos, há mais de seis décadas”, declarou o vice-presidente, enfatizando que, neste ano, o Clube competirá e será representado por 30 atletas.

Investimento
De acordo com Dairton Oliveira, o Náutico Atlético Cearense tem investido fortemente no desenvolvimento de suas escolinhas de base por meio do projeto “Um Novo Náutico”. A iniciativa busca aprimorar a infraestrutura e os equipamentos de natação, além de oferecer melhores condições para a formação de atletas de alto rendimento. “Estamos ainda no início de formação das equipes, porém, mantendo atletas de renome na natação cearense, tais como Clovys Vale, que participou da última Seletiva Olímpica para Paris 2024, Júlia Sodré, recordista cearense absoluto em provas de fundo e campeã de maratonas aquáticas, bem como Gabi Pequeno e Mariana Dantas, atletas de nível nacional que se sagraram Melhores Atletas do ano de 2024 da Natação Cearense e voltam em 2025 a representar o time Náutico”, acrescentou.
Infraestrutura
O vice-presidente de esportes do Clube Náutico ainda destacou que, com a única piscina olímpica do estado, além de uma piscina semiolímpica e arquibancada com capacidade para 5 mil pessoas, o Náutico oferece um ambiente completo para atletas, técnicos e público. O espaço conta ainda com cantina, loja de materiais de natação, sede de apoio da FCDA, serviço de ambulância para emergências, segurança privada e estacionamento aberto ao público, garantindo comodidade para competidores e espectadores.
Para o Clube Náutico, o XVII Troféu Manoel de Paula Pinheiro promete ser um marco para o início da temporada de campeonatos da natação cearense, reunindo novos talentos e atletas consagrados em uma competição de alto nível.