Eventos Culturais & Theatro

ESPETÁCULO “ANNONIMOS” CELEBRA 18 ANOS EM CENA COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A peça já impactou mais de 20 mil espectadores e reforça a importância da reflexão sobre o envelhecimento

Em 2024, o espetáculo Annonimos, criado por Sidney Malveira, atinge a maioridade com 18 anos de apresentações ininterruptas. A montagem percorreu 10 estados brasileiros e Portugal, conquistando tanto o público crítico quanto o leigo, ao abordar os desafios e as reflexões que envolvem o envelhecimento. Em um cenário onde, segundo o IBGE, o Brasil terá mais idosos do que jovens daqui a 30 anos, o espetáculo ganha ainda mais relevância, enfatizando a necessidade de preparação para essa nova realidade social.

Ao longo dos últimos sete anos, o Teatro Novo, por meio de Annonimos, investiu em três edições do projeto Formação de Plateia Juvenil, envolvendo 5.500 alunos e professores de 78 escolas públicas, ampliando o debate sobre envelhecimento e memória para as novas gerações.

Para celebrar seus 18 anos, Annonimos lança o projeto de Difusão e Circulação Annonimos 18 anos, que contará com uma programação diversificada:

  • Formação de Plateia Juvenil “Annonimos de Favela” – quatro edições para jovens de comunidades;
  • Formação de Atores “Pra que Teatro” – três ações para até 300 alunos dos cursos de Teatro dos Princípios Básicos do TJA e de Artes Cênicas da UFC e IFCE;
  • “Vem ver Annonimos” – duas apresentações em Fortaleza e duas em Barão Geraldo/SP para o público geral;
  • Intercâmbio “Morada Aberta” – encontro com o Grupo Lume/SP para troca de experiências;
  • Conversa Construtiva Online – quatro debates sobre teatro, memória e longevidade com personalidades locais e nacionais;
  • Celebração “Annonimos 18 anos” – noite especial com o lançamento da página virtual e do livro digital do espetáculo, contendo registros fotográficos, vídeos, depoimentos e relatos, seguida de uma conversa aberta com convidados.

Sobre Sidney Malveira

Com 29 anos de carreira artística, Sidney Malveira é produtor, ator, músico, fotógrafo, cenógrafo, diretor teatral e gestor cultural. Formado pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar, atuou ao lado de importantes nomes do teatro nacional. Há 24 anos, ele dirige o Grupo Teatro Novo, tendo produzido espetáculos premiados e trabalhado com ícones do teatro cearense como Marcus Miranda e Antonieta Noronha. Sua trajetória inclui passagens pelo SESC Ceará e a gestão pública como Secretário de Cultura e Turismo de Pacajus (2017-2019).

Sobre o Grupo Teatro Novo

Em 2025, o Grupo Teatro Novo celebrará 60 anos de história. Fundado em 1965 pelos renomados atores Marcus Miranda, Maria Luiza e Aderbal Freire Filho, o grupo se destacou com produções marcantes como Dona Xepa, Uma Janela para o Sol, entre outros. Sob a brilhante condução de Marcus Miranda e, desde 2001, de Sidney Malveira, o Teatro Novo passou por gerações, reunindo mais de cem profissionais que contribuíram para 37 espetáculos premiados.

Com essa programação especial, Annonimos reafirma seu compromisso em despertar consciências sobre a longevidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ética, responsável, sustentável e inclusiva.

Apoio
Ação cultural faz parte do Projeto “ANNONIMOS 18 ANOS” e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), por meio do Fundo Municipal de Cultura, através do Edital para as Artes 2023. Além disso, é realizada com recursos do Governo Federal, repassados pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). O projeto também foi aprovado no 13° Edital Ceará das Artes e recebe apoio da Secretaria Estadual da Cultura, com recursos oriundos da mesma Lei.

Para mais informações, acesse: @palcodepaz