A Luz, a Cor, a Palavra – arte para livros de Gustavo Ramos
Exposição na CAIXA Cultural Fortaleza de 01 de maio a 27 de julho
A CAIXA Cultural tem o prazer de anunciar a abertura da exposição “a luz, a cor, a palavra – arte para livros de Gustavo Ramos”, que estará em cartaz de 01 de maio a 27 de julho de 2025. Com entrada franca, a mostra reúne as ilustrações produzidas pelo artista Gustavo Ramos para livros infanto-juvenis e selos postais, destacando sua poesia visual que encanta pequenos e grandes leitores.
Com curadoria dinâmica, a exposição leva o visitante a uma jornada imersiva através da luz, do contraste e da magia da literatura infantil. As ilustrações de Ramos, que se debruçam sobre o encantamento pelas palavras, são compostas por uma pesquisa visual que tem como objetivo aproximar as crianças do universo da pintura e da leitura. O público poderá explorar como os elementos gráficos narram histórias que envolvem afetividade, viagens e os icônicos símbolos das cidades brasileiras.

Além das ilustrações, a exposição contará com uma programação diversificada, incluindo atividades interativas como, oficinas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, bate-papo com o próprio ilustrador e contação de histórias realizadas por representantes de classes de minorias no hall de entrada da CAIXA, todos os sábados, às 16h. O evento oferece ainda acessibilidade para públicos autistas e portadores de deficiências, buscando garantir uma experiência inclusiva para todos os visitantes.
O visitante também poderá conhecer as duas emissões especiais de selos dos Correios, desenvolvidas por Gustavo Ramos: Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul e Farois Brasileiros. No espaço, estão expostas as ilustrações de quatro livros que marcaram a carreira do ilustrador nos últimos anos: Brasília e o Sonho Encantado (2020), As Três Tias de Matias (2020), Who is it Whoodini (2022), e A Leitura como Chocolate (2024).
Para Gustavo, “A arte tem o poder de aproximar as pessoas do universo mágico da leitura, despertando a imaginação e a curiosidade das crianças. Cada ilustração é uma janela para um novo mundo, e a exposição ‘a luz, a cor, a palavra’ é uma oportunidade de compartilhar essa poesia visual com todos, incentivando as futuras gerações a explorar e valorizar o prazer da leitura”, ressalta o ilustrador.
Programação de abertura e atividades
Cerimônia de abertura: 30 de abril, às 19h
Oficina “Ilustrando histórias para jovens e adultos”: 03 de maio, às 14h
Visita mediada para público geral: 01 de maio, às 17h
Visita mediada exclusiva para autistas: 07 de maio, às 17h
Contação de histórias (Maio): (todos os sábados: 3, 10, 17, 24 e 31), às 16h
Contação de histórias (Junho): (todos os sábados: 7, 14, 21 e 28), às 16h
Contação de histórias (Julho): (todos os sábados: 5, 12, 19 e 26), às 16h
Sobre o artista:
Gustavo Ramos é ilustrador e designer gráfico, com mais de 10 anos de carreira. Formado em Design pela UTFPR e com graduação sanduíche na Savannah College of Art and Design (EUA), Ramos é autor de diversos livros infanto-juvenis, publicados no Brasil e no exterior. Entre os prêmios que recebeu, destaca-se o Prêmio Ler é Legal, em 2022, pelo livro Brasília e o Sonho Encantado, e o prêmio de “Selo Mais Bonito de 2023” pela FILABRAS. Ramos também conquistou em 2024 o prêmio máximo da Filatelia no 54º Premio Internazionale di Arte Filatélica Asiago, na Itália.
Serviço:
Exposição “a luz, a cor, a palavra – arte para livros de Gustavo Ramos”
Data: 01 de maio a 27 de julho de 2025 (contação de história acontece todos os sábados, às 16h)
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287)
Entrada franca
Para mais informações: (85) 3453-2770 ou @caixaculturalfortaleza (Instagram)
A exposição “a luz, a cor, a palavra” tem patrocínio da Caixa Cultural e do Governo Federal, proporcionando uma rica experiência cultural para todos os públicos.