A Escola de Mamulengo apresenta o teatro de bonecos como um recurso pedagógico eficaz e inclusivo

Crianças e adolescentes terão acesso gratuito a apresentações, rodas de conversa e oficinas sobre a arte milenar que pode ser usada de forma lúdica na educação

Nos dias 06 e 07 de dezembro, a Escola de Mamulengo promove seu IV Seminário, um encontro que tem como tema central: o “Teatro de Bonecos na construção do conhecimento da infância e juventude”. O evento que reúne apresentações de espetáculos, rodas de conversa e oficinas formativas de teatro de bonecos acontecerá na Escola de Mamulengo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no próprio espaço, no dia do Seminário, com direito a certificado de participação.

O Teatro de Bonecos é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um conhecimento ancestral remetido à humanidade primitiva transmitido de geração para geração. Além de contribuir para a perpetuação da cultura do Mamulengo, a Escola de Mamulengo trabalha para promover a disseminação de informações técnicas sobre o seu fazer e sua importância na educação através da identidade cultural.

“São várias as formas de se fazer teatro de bonecos. Nós trabalhamos com o mamulengo, que é importante na formação da juventude porque não é feito a partir de conceitos abstratos, mas trabalha em cima do concreto. Tem um objetivo específico, então a absorção do conteúdo se dá de maneira mais natural para crianças e adolescentes”, pontua Graça Freitas, diretora da Escola de Mamulengo. 

Na sexta-feira, 06, a programação terá início, às 14 horas, com apresentação de espetáculo do Grupo Formosura de Teatro. Às 14h30, a mesa de abertura reúne representantes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Secretaria de Educação de Fortaleza (SME) e da Associação de Moradores da Serrinha (Amorbase). Às 15 horas, tem roda de conversa sobre as possibilidades da Arte-Educação Inclusiva, seguido de uma oficina de jongo e roda de Capoeira.

Ministradas por integrantes do Grupo Formosura de Teatro, as oficinas de confecção e manipulação de bonecos acontecem no dia seguinte, 07, das 09h às 12h. Sobre o objetivo da atividade, Graça fala da união do saber manual e intelectual. “O conteúdo parte das técnicas de produção e manipulação dos bonecos para ensinar como podemos transformar um conflito concreto e dramático em teatro. Como elaborar um roteiro básico para repassar as informações que o educador deseja”, conclui.

Seguido da apresentação dos resultados alcançados pela oficina, o seminário abre espaço para uma roda de conversa sobre “A importância da arte na construção do conhecimento na escola”. Às 16 horas, o Grupo Formosura de Teatro volta para apresentar um espetáculo de encerramento do evento.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (06/12)

14h Apresentação de espetáculo do Grupo Formosura de Teatro

14h30 Mesa de abertura com: Valéria Cordeiro, Coordenadora de Artes e Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará -SECULT; Carolina Muniz, técnica do Núcleo de Cultura da Secretaria de Educação de Fortaleza (SME); e Cleyson Almeida, presidente da Associação de Moradores da Serrinha (Amorbase)

15h Roda de conversa com arte-educadores sobre as “Possibilidades da Arte-Educação Inclusiva – com Assun Assun, professor da Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota e Marcelo Testa, professor de capoeira inclusiva.

16h30 Separação de grupos para oficinas formativas no dia seguinte (Oficinas de confecção e manipulação de Mamulengo)

17h Encerramento com oficina de jongo e roda de Capoeira.

Sábado (07/12)

09h as 12h Oficinas de Teatro de Bonecos

12h as 14h Almoço coletivo no local

14h Apresentação dos resultados das oficinas

14h30 Roda de conversa sobre “A importância da Arte na Construção do Conhecimento na Escola” – com Catarina Oliveira, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Maria Damazio, diretora da Escola Municipal Jader Moreira Carvalho

16h Apresentação de Espetáculo do Grupo Formosura de Teatro

17h Encerramento

SERVIÇO – IV Seminário Escola de Mamulengo: O Teatro de Bonecos na construção do conhecimento da infância e juventude

Dias 06 de dezembro (14h às 17h) e 07 de dezembro (09h às 16h30)

Local: Sede da Escola de Mamulengo Grupo Formosura de Teatro. Rua Um, casa 96. Conjunto Veneza/Serrinha. Acesso gratuito. Com certificado de participação. Informações: (85) 98693-8062 / (85) 98509-3608 / escolademamulengo@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DÉGAGÉ – 85 3252-5401 | Jornalista responsável: Eugenia Nogueira (85)9 8736-4636 e Sonia Lage (85)9 9989-5876 / (85) 3252-5401 (ligação) / (85) 9. 8902-6992 (whatsapp)www.degage.com.br / degage@degage.com.br