TV News

A importância do Compliance e ESG para o Sucesso das Empresas

Especialista aponta estratégias essenciais para negócios mais sustentáveis e resilientes

Na análise estratégica de uma empresa, incorporar o compliance e as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) como pilares centrais do planejamento estratégico é fundamental. Ao final de cada ano, é essencial revisar e ajustar essas diretrizes para garantir que as informações coletadas ao longo do período otimizem os resultados e melhorem a operação de todos os setores da empresa.

De acordo com Renan Carioca, Diretor Comercial e de Novos Negócios da Dominus, tanto o compliance quanto a implementação de práticas ESG são indispensáveis para garantir a sustentabilidade de longo prazo das empresas. “Com uma estratégia bem estruturada e práticas bem definidas, é possível mitigar riscos, alinhar os objetivos empresariais com as expectativas sociais e de mercado, além de garantir o cumprimento das regulamentações e fomentar a responsabilidade social e ambiental”, afirma Renan.

Dentro desse contexto, a governança corporativa desempenha um papel essencial na implementação de compliance e ESG, proporcionando diretrizes claras para a gestão ética e responsável da empresa.  

“Um dos principais benefícios de integrar ESG e compliance é a redução de riscos, especialmente os ambientais, relacionados às atividades da empresa. Isso ajuda a evitar prejuízos financeiros causados por multas, sanções e danos à reputação e marca devido ao descumprimento das regulamentações ambientais, preparando a empresa para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades do mercado”, complementa Renan Carioca.

Saiba mais sobre o Grupo Dominus 

O Grupo Dominus se destaca no mercado de Auditoria, Contabilidade e Consultoria, oferecendo serviços personalizados para empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais diversos setores. Com mais de 22 anos de atuação no mercado, o Grupo Dominus foca na excelência para ajudar as empresas a garantir conformidade e melhoria dos processos, além de ajudar na construção e manutenção da governança, além de assegurar a transparência e integridade nas operações empresariais.