A saúde bucal dos idosos
Especialista alerta sobre os principais problemas odontológicos da melhor idade
A população brasileira de idosos vem crescendo nas últimas décadas. É o que mostra um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Dos cerca de 210 milhões de habitantes do país, 37,7 milhões de brasileiros possuem 60 anos ou mais. Diante desse cenário, os profissionais de saúde buscam cada vez mais capacitação e conhecimentos específicos para tratar e manter a qualidade de vida desse público, inclusive a saúde bucal.
Desde 2002, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a odontogeriatria como uma especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento no cuidado com a boca. A Diretora Clínica da Odontoart, Dra. Sandra Silveira, destaca que manter a higiene bucal em dia é essencial em qualquer fase da vida. “A odontogeriatria trabalha para que o idoso coma bem, fale bem e garanta sua saúde bucal”, resume.
A perda dos dentes não é um fator exclusivo do envelhecimento. Está muito mais vinculada ao histórico de vida do indivíduo e seus hábitos de higiene. “Muita gente ainda cultiva a falsa ideia de que quando ficar idoso perderá os dentes, como se isso fosse um processo natural. Com uma rotina de cuidados, os nossos dentes podem durar a vida inteira”, reforça Dra. Sandra.
Problemas mais comuns
Mesmo entre os idosos que conseguiram preservar seus dentes, a cárie, a boca seca e a doença periodontal são as principais queixas dos mais velhos. Por se tratar de um problema inflamatório e infeccioso indolor, o controle da doença periodontal pode passar despercebido e levar ao desequilíbrio de doenças sistêmicas, além da perda dos dentes.
Dra. Sandra alerta que a saúde bucal dos idosos é resultado da soma da higiene diária dos dentes e das próteses. “A escovação mecânica com creme dental é responsável por 95% do processo. Também devem entrar em cena o uso de fio dental e as visitas regulares ao dentista. Qualquer que seja a situação bucal — dentes naturais, próteses, implantes, restaurações etc. —, o idoso deve fazer um trabalho de prevenção em sua saúde bucal para ter um maior controle de sua saúde geral”, finaliza.
Cuidados importantes para a higiene bucal na melhor idade:
- A higiene dos dentes deve ser feita após as refeições utilizando uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor;
- Complemente a higiene bucal passando fio dental entre todos os dentes;
- Manter uma alimentação saudável também ajuda a garantir a saúde bucal;
- Beba muita água para ajudar nos eventuais incômodos com a redução de saliva;
- Se você utiliza prótese dentária, siga rigorosamente as instruções do seu dentista para higienizá-la corretamente;
- Consulte um dentista regularmente.