Agnel abre Inscrições para a segunda turma do curso do programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Fortaleza

Com o objetivo de capacitar cada vez mais os profissionais que atuam na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, lançamos o curso de PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) com vistas ao entendimento, interpretação e implantação do Plano nas diferentes organizações e cadeias de negócios. Esta é a segunda edição do evento – agora, com 16 horas, em razão da ampliação da ementa técnica. A abordagem contempla as principais esferas legais e aplicáveis do programa: na construção civil, na área hospitalar, no varejo, postos de combustíveis, comércios e indústrias em geral.

Esta capacitação é focada em aprofundar o conhecimento de profissionais e estudantes envolvidos em gestão de resíduos, levando em consideração todas as leis, normas, portarias e decretos envolvidos, relacionados à conformidade ambiental nesse aspecto, tais quais a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; Resolução CONAMA n.º 358, de 29 de abril de 2005, que dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde; NR-32, que dispõe de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde e ISO 14001, com aspectos de Qualidade e Gestão Ambiental.

O curso apresentará e capacitará os participantes para a interpretação da legislação relacionada, bem como suas principais exigências, aplicabilidade, gestão, implementação e, por fim, a elaboração dos programas, por meio de simulação prática. O curso contém emissão de certificado por participação, material didático e coffee break.

Programa do curso Metodologia O curso se desenvolverá por meio da apresentação de material visual, exposição oral dos instrutores e pela interação com os participantes, com desenvolvimento de exercícios propostos e análise de cenários. O treinamento terá 16 horas (sendo realizados estudos de casos em grupo, apresentados em sala, e uma breve avaliação dos participantes). A estrutura do curso apresenta-se abaixo:1. Conceitos gerais, definições e assuntos regulatórios relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos;2.

Análise dos aspectos e impactos ambientais referentes aos resíduos sólidos;3. Medidas Saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos;4. As Leis fundamentais dos resíduos sólidos, suas interpretações e particularidades nos âmbitos federal, estadual e municipal: • Política Nacional de Resíduos Sólidos: Lei nº 12.305/2010;• Política Estadual de Resíduos Sólidos – Lei nº 13.103/01;• Política Municipal de Resíduos Sólidos – Lei nº 10.340/15;5.

A Definição legal, técnica e científica de resíduos sólidos e suas características;6. Gestão versus gerenciamento de resíduos sólidos;7. Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e muito mais dentro dos nosso cenário mundial.

“A AGNEL é uma empresa com soluções integradas e diferenciadas, que preza pela maestria e excelência no que faz. Atuamos no mercado com prestação de serviços e eventos, e atualmente temos duas grandes áreas de trabalho: uma de Sustentabilidade, que abrange Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e outra de Comunicação, que engloba Assessoria de Imprensa e Marketing digital”.

INFORMAÇÕES: www.agnelconsult.com

Assessoria de Imprensa

Leonardo Moreira: (85) 98514-6431|98827-6080