Alunos da Unifor reportam fraude em votação do Diretório Central de Estudantes”
Diversos alunos da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) reportaram hoje reiteradas e graves falhas e inconsistências no sistema virtual de votação adotado para as eleições do Diretório Central dos Estudantes da instituição, que ocorrem esta quinta e sexta (02 e 03 de setembro).
De acordo com os relatos de vários estudantes, o site que hospeda a votação apresentou sucessivas instabilidades ao longo do dia, tendo impedido vários votantes de exercer o sufrágio regularmente. Há relatos ainda de que o sistema de votação estaria aceitando votos registrados sob matrículas e nomes fictícios, sem conferência da identidade do eleitor ou de seu vínculo com a Universidade.
No último dia 13, a juíza de Direito Lucimeire Godeiro Costa, então respondendo pela 18ª Vara Cível de Fortaleza, determinou a suspensão das eleições para a entidade tendo em vista indícios graves de irregularidades na condução da comissão eleitoral em exercício, bem como na condução do pleito por via virtual, que poderia apresentar graves falhas de segurança. A decisão, contudo, foi revertida pelo Desembargador Francisco Bezerra, do Tribunal de Justiça do Ceará, no início desta semana.
Com as demonstrações de novas irregularidades no processo de votação, os representantes da chapa de oposição, “Pra Fazer Diferente”, pretendem nova investida junto ao Judiciário.