Aniversário de 80 anos do Mestre Espedito Seleiro no Sesc Cultura de Raiz

Museu do Ciclo do Couro celebra a data com programação especial 

O artesão caririense mais conhecido no Brasil e no exterior, Mestre Espedito Seleiro, completa 80 anos no dia 29/10. Para celebrar a data, o Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda com acervo e história do artesão, terá programação especial. As festividades fazem parte do Sesc Cultura de Raiz, que homenageia os Mestres da Cultura do Ceará durante o mês de outubro. 

O evento conta com a participação de dois grupos de tradição: o Reisado de Congo do Mestre Aldenir e os Bacamarteiros da Paz. Finalizando as comemorações, Joquinha Gonzaga apresenta forró-pé-de serra, estilo do tio Luiz Gonzaga. 

Vida e obra de Espedito Seleiro 

Nascido em Arneiroz no dia 29 de outubro de 1939, Espedito Velozo de Carvalho é reconhecido como um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. Com o saber herdado do avô, Espedito fabricou selas e arreios artesanais para tirar o sustento da família até que o mercado e o tempo impuseram mudanças. A partir daí, o artesão passou a se inspirar no pai, que produziu sandálias para Lampião, e desenvolveu um novo modelo de calçado em couro para acompanhar o andar do homem do sertão. O encontro das técnicas de família virou, então, sua marca registrada e conquistou passarelas e vitrines de grandes marcas da moda no Brasil.  

Espedito foi homenageado pelo Senac Ceará em 2016 com o lançamento do livro Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro. Em 2018, recebeu do Sesc a Comenda João Luís Ramalho. Já neste ano, a Embaixada do Brasil em Londres, com apoio do Sistema Fecomércio Ceará, levou a arte do Mestre à Inglaterra para uma exposição homônima ao livro, com chapéus, bolsa, sapato e demais artefatos em couro. 

SERVIÇO 

Aniversário de 80 Anos do Mestre Espedito Seleiro (Projeto Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura Popular) 

Local: Museu Ciclo do Couro, rua Monsenhor Tavares, 318, Nova Olinda – CE 

Agenda

16h: Mestre Nena com os Bacamarteiros da Paz 

16h30: Missa de Ação de Graças 

18h: Mestre Aldenir com Reisado de Congo 

18h30: Parabéns 

19h: Show de Joquinha Gonzaga