Arte de Incluir têm Aulas de Artes para jovens com Síndrome de Down
Com o slogan “Queremos ser felizes com música e arte!”, o Projeto Arte de Incluir, desenvolvido pela Associação Fortaleza Down, tem como objetivo possibilitar jovens com síndrome de down, a partir dos 15 anos, aprenderem sobre teatro, dança, canto, audiovisual, fotografia, artes visuais e artes plásticas em oficinas.
Alunos sem a síndrome também podem participar do projeto, que teve início em setembro de 2021 e conta com apoio da Eneva. Todos terão a chance de atuar na construção de um espetáculo em palco que irá acontecer em Fortaleza.
O Arte de Incluir desenvolverá os talentos desses jovens durante as oficinas que ocorrerão até março de 2022 na escola The Biz. As 60 vagas iniciais disponibilizadas são para oito horas semanais, com a realização de festivais em novembro de 2021 e março de 2022.
A Associação Fortaleza Down foi convidada para o espetáculo “All Together Now”, evento global da MTI (Music Theatre International), que abre espaço para que os jovens mostrem todo o aprendizado adquirido no projeto. Também ocorrerá exposição de fotografias e produtos audiovisuais produzidos pelos alunos participantes.
Uma das professoras, Beatriz Leite, relata essa experiência enriquecedora para ela e para os jovens: “Como professora de arte e movimento no Projeto Arte de Incluir, é extremamente gratificante ver a arte com o poder de transformar as vidas e tocar os corações. É muito bonito ver o brilho nos olhos dos meninos e saber que a arte tem como agregar e incluir em suas vidas”.
Elizabeth Teles Bezerra, coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, destaca a importância da oportunidade de patrocinar esse tipo de projeto. “O Arte de Incluir está relacionado diretamente à promoção da acessibilidade e cultura ao público PCD e isso, para nós, tem uma importância enorme pois promove a inclusão e a diversidade e traz oportunidade de experiências até antes limitadas para esse público”, salientou.
A Eneva apoiou a estruturação da Associação Fortaleza Down, composta por famílias de portadores de síndrome de down, permitindo que a entidade se tornasse apta à captação de recursos. “Agora, neste primeiro projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, vemos um resultado que nos orgulha. Nosso foco é empoderar as comunidades e públicos vulneráveis para avançar e seguir conquistando o mundo”, ressalta.
Alessandra Costa, vice-presidente da Associação Fortaleza Down, destaca o desafio no nascimento de uma criança especial: “A partir dali, também nascem dúvidas, desafios, medo e várias outras necessidades. É aí que também vem o desejo de se unir a outras pessoas, que compartilham dos mesmos sentimentos. A troca de experiências e a ajuda mútua são de extrema importância”.
Sobre o Projeto
O Arte de Incluir é um festival não competitivo de produções artísticas realizadas a partir de um ciclo de cursos de artes em geral, com metodologia inclusiva, oferecido para alunos com e sem Síndrome de Down e seus professores, bem como alunos e professores de escolas públicas e privadas e de maneira inclusiva, para integrar os diferentes públicos que tenham interesse na formação em Audiovisual e demais linguagens associadas tais como Fotografia, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música, a fim de compor produções audiovisuais e artísticas. Os participantes têm aulas teóricas e práticas, com o intuito de montar produções artísticas coletivas. O projeto tem produção executiva da Enter Projetos Socioculturais e Esportivos e a formação é oferecida de forma gratuita na escola The Biz, culminando na realização do festival em espaço cultural local com exibições dos produtos gerados nos cursos.
Associação Fortaleza Down
A Associação Fortaleza Down promove e coordena ações que buscam defender e garantir os direitos de portadores de Síndrome de Down, buscando a quebra de preconceitos e a inserção na sociedade e no mercado de trabalho. Além disso, a associação previne abusos e ilegalidades e presta apoio aos familiares de portadores desta síndrome. As atividades propostas pela associação são voltadas ao âmbito da arte, cultura, esporte e lazer e efetivam-se através de voluntários, apoio e doações de entidades privadas.
Responsabilidade Social / Eneva
A Eneva, empresa integrada de energia, é uma das apoiadoras do Projeto Arte de Incluir, da Associação Fortaleza Down. A Eneva busca criar soluções coletivas que tragam benefícios, além dos financeiros, para a organização e comunidades próximas às suas operações. Por isso, desenvolve uma série de projetos com vistas a proporcionar a autonomia das comunidades onde atua por meio da educação, capacitação e do desenvolvimento sustentável. No Ceará, a empresa desenvolve o Projeto Educação Sustentável, com o objetivo de promover o debate coletivo e disseminar informações socioambientais em 95 comunidades. O projeto implantou hortas em 23 escolas municipais, situadas no entorno da planta da UTE Pecém II.
————–
Patrocínio: Eneva
Realização: Fortaleza Down, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo
Apoio: The Biz e Enter Projetos Socioculturais e Esportivos