Associação Peter Pan é beneficiada com o Programa Cuidar+ da farmácia Drogasil

Cerca de R$ 240 mil será investido em Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil

Selecionada dentre as 237 ONG inscritas de 21 estados, a Associação Peter Pan está entre as 6 ONGs beneficiadas pelo programa Cuidar+ da empresa farmacêutica Drogasil e Editora MOL. Cada instituição receberá cerca de R$240 mil para ampliar o acesso a serviços de saúde de forma gratuita e gerar impacto direto no diagnóstico, tratamento e reabilitação de mais pessoas. O valor arrecadado será gerado pela venda da revista TODOS, presente em todas as lojas da Drogasil.

Com o recurso, a Associação Peter Pan irá capacitar mais profissionais da área de saúde do Ceará para detectar precocemente o câncer infantojuvenil, bem como viabilizar um Ambulatório no Hospital Peter Pan, situado na cidade de Fortaleza, que dará auxílio no atendimento do diagnóstico.

Avanços

Os primeiros passos para a execução do programa já estão sendo dados. Na última segunda-feira (29) representantes das Secretarias de Saúde dos municípios de Maracanaú, Horizonte, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante e Pacatuba reuniram-se na Associação Peter Pan para discutir a capacitação dos profissionais da área de saúde de seus municípios no que tange ao Diagnóstico Precoce. Neste primeiro contato foi apresentado o planejamento dos cursos nos municípios, incluindo a logística. A meta é capacitar mais de 2.000 profissionais do nível médio e superior nestas regiões. Já em Fortaleza, a capacitação está acontecendo desde abril deste ano e segue até o mês de setembro. Atualmente o cronograma de aulas segue em realização na Regional V. Já são mais de 1.000 profissionais da Estratégia de Saúde da Família do Município de Fortaleza capacitados.

Associação Peter Pan

A Associação Peter Pan assiste crianças e adolescentes portadoras de câncer em todo estado do Ceará e regiões do Norte-Nordeste. Em 2019 já são 2.462 pacientes em atendimento. A instituição se tornou destaque pelo trabalho que realiza com o Diagnóstico Precoce e ações que viabilizam o Tratamento Humanizado, desenvolvido por meio dos 17 programas sociais existentes. Em abril deste ano foram inaugurados mais 14 leitos, totalizando 95 leitos de atendimento, além dos espaços lúdicos já existentes como Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros que assistem os pacientes e seus familiares durante todo o tratamento.