Autoescolas se mobilizam na Câmara Municipal de Fortaleza em busca de apoio contra o retrocesso no processo de habilitação
O Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs) convoca os empresários donos de autoescolas do Ceará, bem como funcionários do setor, educadores de trânsito e cidadãos que têm a preocupação com os altos índices de acidentes de trânsito para estarem presentes na Câmara Municipal de Fortaleza no próximo dia 1º de setembro, às 9h30.
O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará, Eliardo Martins, explica que a intenção da mobilização é chamar a atenção dos vereadores da Casa sobre a importância da educação para o trânsito, bem como sobre a necessidade de continuar existindo uma formação teórica e prática do futuro condutor de veículos.
Eliardo Martins afirma preocupar-se com a intenção do Governo Federal em retirar a obrigatoriedade do curso teórico para os alunos que entrarem no processo de formação de condutores para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Uma consulta pública está aberta até o dia 8 de setembro e queremos o apoio dos políticos pois acreditamos que qualquer forma de minimizar a educação do cidadão para o trânsito é um retrocesso”.
O presidente do Sindicato destaca que “o interesse nessa mudança na legislação visa apenas a redução dos custos e não leva em consideração a educação para o trânsito que é realizada unicamente por instrutores capacitados de autoescolas credenciadas. Hoje vivemos uma situação crítica, com o registro de uma morte no trânsito a cada 12 minutos. Caso o Governo Federal queira avançar para o fim do curso teórico, o mesmo irá comprometer severamente a formação dos condutores e poderá ter como consequência o aumento de acidentes e mortes no trânsito”, finaliza Eliardo.