BS Design é apresentado como case de modelagem BIM em congresso internacional da indústria da construção

O BS Design, novo empreendimento comercial da BSPAR Incorporações, já é uma referência em Fortaleza como exemplo de inovação e modernidade, mas agora ultrapassa fronteiras. No último dia 04 de julho, uma equipe da Sippro Engenharia, empresa responsável pela implementação da Modelação da Informação da Construção (BIM) do BS Design, apresentou um artigo sobre os benefícios do uso desse recurso na construção da obra na 27ª edição do congresso do International Group of Lean Construction – (IGLC). O evento, realizado este ano em Dublin, na Irlanda, recebe os melhores artigos da área e é um dos mais conceituados no segmento de lean costruction (construção enxuta).

O termo BIM é uma sigla para Building Information Modeling e está relacionado à inovação na engenharia civil e na arquitetura. O BIM nada mais é que uma série de processos, métodos, tecnologias e softwares utilizados para facilitar a comunicação e a cooperação ao longo de todas as fases da construção de um empreendimento, desde a concepção até a manutenção do edifício. Em resumo, o modelo é uma versão digital completa da construção, que está trazendo inúmeros benefícios para a construção civil ao redor do mundo.

Em outubro do ano passado, a BSPAR, por meio do BS Design, recebeu o Prêmio Destaque BIM do Sinduscon-CE. A premiação visa fomentar a adoção da Modelação da Informação da Construção (BIM) a partir da disseminação de boas práticas e do fomento ao ensino e à pesquisa na área.

Sobre o BS Design Corporate Towers

Localizado no coração da Aldeota, o BS Design Corporate Towers possui 72 mil m² de área construída, com duas torres de 21 pavimentos cada, onde estão distribuídas 690 salas comerciais e 18 lajes corporativas, que vão de 22m² a 326m², ocupando uma área de 10 mil m². Com a fachada inspirada em uma vela de jangada, o empreendimento conta ainda com halls sociais ambientados com móveis assinados por grandes designers, espelhos d’água, sky longe, totalmente mobiliado e com jardim com uma vista privilegiada de Fortaleza, e dois helipontos com sala VIPambientada na Torre Sul.

O BS Design é o primeiro edifício comercial do Ceará com conceito A+, caracterizado pela inteligência e pelo alto padrão arquitetônico capazes de reunir, em um único empreendimento, um alto nível de tecnologia, segurança e conforto. Um avançado centro de supervisão predial controla todos os sistemas de iluminação, alimentação elétrica, hidráulica, sistema de proteção e combate a incêndios, elevadores, segurança patrimonial e pessoal e gerenciamento energético.

O prédio conta com 26 elevadores no total, sendo 18 sociais e climatizados, com velocidade de 180 metros por minuto. Os elevadores sociais possuem sistema de antecipação de chamada e um moderno sistema de frenagem regenerativa – KERS, o mesmo usado nos carros da Fórmula 1, que reutiliza a energia para a rede de elevadores. As áreas comuns do empreendimento contam com automatização de iluminação e lâmpadas e luminárias de baixo consumo e alto rendimento tipo LED e fluorescente T5, garantindo maior eficiência energética.

Para facilitar o embarque e o desembarque, o empreendimento possui três porte cochères. Além disso, estão disponíveis 1.527 vagas entre carros e motos nos cinco subsolos. No estacionamento, existe ainda uma área com vagas exclusivas para carros elétricos, o Green Parking.