Caixa Cultural Fortaleza apresenta o seminário Quadrinhos Impossíveis
A programação do evento conta com feira de HQs, debates, oficinas e espaço infantil voltado ao universo das tirinhas
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 28 de setembro a 01 de outubro, o seminário Quadrinhos Impossíveis. O evento destaca a produção contemporânea de quadrinhos, reunindo grandes nomes das HQs do País, e conta com entrada gratuita. Os visitantes poderão participar de feira de quadrinhos, debates, oficinas e para as crianças têm espaço infantil voltado ao universo das tirinhas. As inscrições são gratuitas.
O seminário Quadrinhos Impossíveis integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, uma iniciativa da CAIXA para promover o intercâmbio da produção cultural em seus espaços culturais.
O evento será, ainda, uma celebração ao dia 28 de setembro, Dia Estadual dos Quadrinhos no Ceará, data instituída em homenagem ao quadrinista cearense Luiz Sá (1907-1979), um dos grandes nomes do desenho no Brasil, criador dos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona. A curadoria é do quadrinista, artista e produtor Weaver Lima (CE) e de Fabio Zimbres (SP/RS), quadrinista, ilustrador e artista visual, uma das principais referências em histórias em quadrinhos e publicações independente, e traz para o evento momentos de interação com quadrinistas, editores e pesquisadores da arte das HQs, através dos debates e das oficinas que compõem a programação do seminário.
Debates
Com debates sempre às 18h e 19h30, na quinta-feira (28), o público poderá participar da atividade com o tema “HQ CE”, que aborda a cena contemporânea de histórias em quadrinhos no Ceará, e tem participação de Lara Nicolau, ilustradora, professora e autora da tira “Nico” do jornal O Povo, da multiartista Camila Sombra, e ainda Luís Carlos Sousa, editor de publicações da Reboot Comic Store, e Chico Oliveira, um dos fundadores da editora independente Zinext focada em publicar autores nordestinos.
O segundo debate da noite é com Bebel Abreu (PB/ES/SP), que lança durante o evento a publicação “Boy Dodói: Histórias reais e ilustradas sobre a masculinidade tóxica”, e com Sirlanney (CE/RJ), autora de “Magra de Ruim”, vencedora Prêmio Dente de Ouro (2017) na categoria de melhor quadrinho. Juntas, elas colocam em pauta o debate “Quadrinhos Delas”, uma conversa sobre HQs produzidas por mulheres.
Na sexta-feira (29), PJ Brandão (CE), produtor de conteúdo para as redes do projeto HQ Sem Roteiro, e Alexandre Linck (RS/SC), pesquisador de quadrinhos e Youtuber do canal Quadrinhos na Sarjeta, compõem a mesa de debate “A Crítica”, e conversam sobre os canais de críticas de HQs e suas diferentes perspectivas. Na mesma noite, acontece o debate “Quadrinhos fora das páginas”, com Mona Lisa Martins (CE/SP), fundadora da 9ª Arte Galeria, primeira galeria de arte exclusiva para HQ, e Luciana Falcon (SP/PR), que há 10 anos coordena a Bienal de Quadrinhos de Curitiba.
No sábado (30), Christiano Mascaro (PE) e Márcio Paixão Júnior (GO) trazem para o debate “Quadrinhos em Revista” a apresentação de dois projetos de coletâneas de quadrinhos contemporâneos: RAGU e revista Mil Grau.
Também no sábado (30), o público pode participar de um bate-papo com André Toral (SP). O autor paulista lança durante o seminário o livro “O Filho do Norte: Gonçalves Dias, o poeta do Brasil”. A obra retrata a história de Antônio Gonçalves Dias, filho ilegítimo e mestiço que conseguiu superar os obstáculos de uma sociedade rural e escravista para se tornar uma das maiores referências da poesia do Brasil. Muitos conhecem a obra de Gonçalves Dias, poucos conhecem seu autor. Será uma conversa sobre a pesquisa e a publicação de Toral.
No último dia de debates, no domingo (01), os autores Samuel de Gois (PB), e Gabriel Dantas (RN), que compartilham produções nas redes sociais, discutem as particularidades desse meio na divulgação de seus trabalhos em debate com o tema “Web Comics”.
Dois dos maiores fenômenos de quadrinhos na internet, as webséries Confinada e Os Santos, são tema da conversa com a ciberativista feminista antirracista, escritora e roteirista Triscila Oliveira (RJ), cocriadora das séries com Leandro Assis, encerrando os debates do seminário.
Oficinas
Diversas técnicas, estilos e formatos de se fazer quadrinhos vão ser abordados em quatro oficinas na Sala Gente Arteira na CAIXA Cultural Fortaleza, abrindo a programação do dia. São elas: Na quinta-feira às 16h, “Editando hoje”, com Bebel Abreu; na sexta, às 16h, “Quadrinhoterapia”, com Sirlanney; no sábado, às 15h, “Desenhomatic”, com Fabio Zimbres, e no domingo, às 15h, “Quadrinhos nas telonas”, com Márcio Paixão Júnior. Com 12 vagas cada, as oficinas são direcionadas a participantes com idade mínima de 16 anos.
Feira de Quadrinhos e Espaço Infantil
No sábado (30) e no domingo (01), a partir das 17h no pátio externo da CAIXA Cultural Fortaleza, acontece a Feira de Quadrinhos para público de todas as idades, e haverá um espaço infantil com oficinas de tiras em quadrinhos e criação de personagens, direcionadas para crianças entre 2 e 12 anos.
A Feira de Quadrinhos traz uma variedade de publicações de artistas, coletivos e editoras independentes, locais e nacionais. Leitores e fãs de HQs vão encontrar criações que vão além da reprodução industrial e se apresentam, muitas vezes, como livros de artista, com interferências plásticas que dão um caráter exclusivo a cada exemplar.
Todas as atividades do seminário Quadrinhos Impossíveis são gratuitas e as inscrições serão por ordem de chegada. Maiores informações no site da CAIXA Cultural.
Serviço:
Seminário “Quadrinhos Impossíveis”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Datas: 28 de setembro a 1° de outubro de 2023
Entrada Franca
Classificação indicativa: De acordo com a atividade, consultar no site.
Acesso a pessoas com deficiência
Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural
Programação completa: https://bit.ly/48obKnk