TV News

CAIXA Cultural Fortaleza traz a narrativa gestual de Tsunami

Elogiado espetáculo é uma criação compartilhada que contou com a participação de 40 estudantes de uma escola pública de Planaltina (DF)

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 14 a 17 de novembro, Tsunami, eleito o melhor espetáculo pelo público do18º Festival Internacional de Teatro de Brasília (2017), em enquete realizada pelo jornal Correio Braziliense. A peça surge como uma visão poética do premiado artista carioca Jonathan Andrade, expoente do teatro contemporâneo de Brasília, que assina a direção, dramaturgia e encenação desta obra.

No palco, os espectadores são convidados a um encontro com a atriz e palhaça Ana Flávia Garcia, que vive uma personagem refugiada, sem lugar e destino, uma sobrevivente que mesmo com a ausência da palavra materializa uma narrativa sobre os diversos tempos da sua vida, do cotidiano, da tentativa de sobrevivência e diálogo em meio aos escombros de um Tsunami.

O uso de um dialeto próprio da personagem, fator que poderia ser uma barreira de comunicação, em Tsunami torna-se a porta de abertura para o diálogo através dos sentidos, evocando temas como amor, solidão, utopia, compaixão, esperança, morte ou nada disso, propondo uma experiência de aproximação através do afeto.A narrativa do espetáculo, tecida por gestos, ações e imagens poéticas, dialoga com uma cenografia repleta de detalhes que vão se revelando para o espectador e possibilitando uma reconstituição da história da personagem.

Mergulhado em um processo autobiográfico a partir do universo da perda, o diretor, dramaturgo e encenador pinta e esculpe um cartoon em diálogo com sua sobrevivência. Uma obra com narrativa ficcional e camadas de simbiose que reverenciam as biografias da direção e da atuação. Essa proposta de Jonathan Andrade busca a força do encontro com o público e a simplicidade de paisagens poéticas a partir do que somos capazes de sentir. Tsunami é sobre sentir.

Desde a concepção, Jonathan Andrade, Ana Flávia Garcia e a equipe do espetáculo se desafiaram a executar o processo de criação de forma compartilhada, fazendo parceria com o arte-educador Wellington Oliveira. Durante quatro meses, semanalmente, 40 estudantes de uma escola pública de Planaltina/DF acompanharam os ensaios e contribuíram com o processo criativo, experimentando cenas, compartilhando ideias, dúvidas, olhares, relatos pessoais e desafios da criação.

O resultado deste projeto, que surgiu da parceria criativa entre os três artistas e seus grupos: Ateliê Aberto, Grupo Sutil Ato e Casa das Anas – QG de Criação, foi o reconhecimento do público e da crítica especializada. Tsunami foi destaque, em 2017, no Prêmio SESC de Teatro, sendo vencedor nas categorias de melhor atriz e melhor cenografia, e indicado como melhor espetáculo, figurino sonoplastia, iluminação, dramaturgia e direção.

Oficina

Em Fortaleza, os criadores do espetáculo, Jonathan Andrade e Ana Flávia Garcia, ministram no sábado, dia 16, das 9h às 13h, a oficina “Ringue”. É uma atividade de provocação técnica e criativa para atores e intérpretes, a partir de duas perspectivas estéticas/técnicas de direção. O trabalho será desenvolvido em “rounds” de procedimentos práticos, tendo como foco estrutural: a geração de matéria poética e expressiva a partir de míticas identitárias. A oficina é um jogo/convocatória ao reconhecimento e ao enfrentamento com o corpo criador.

Jonathan Andrade, renomado e premiado diretor e dramaturgo, é conhecido por sua visceralidade técnica e por encenações inventivas, provocativas e com grande potencial de comoção e afeto. Ana Flávia Garcia é artista cênica jogadora/criadora em palhaçaria, atuação, direção e dramaturgia. É militante em arte-educação, desenvolvedora de projetos, mediações e metodologias na tríade arte/ação/sociedade.

SERVIÇO

[TEATRO]Tsunami

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 14 a 17 de novembro de 2019

Horários: quinta a sábado, às 20h | domingo, às 19h

Duração: 70min.

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Vendas: a partir de 13/11das 10h às 20h, na bilheteria do local.

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.

Serviço de manobrista gratuito no local.

Paraciclo disponível no pátio interno.

[OFICINA] Ringue

Local: Caixa Cultural Fortaleza

Data: 16 de novembro, das 9h às 13h

Carga Horária: 4 h/a

Participantes: 15 inscritos

Inscrições: Gratuitas.

Ficha de inscriçãohttps://forms.gle/GvXCTypWbh2rnY2CA

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:

(85) 3453-2770

Atendimento à imprensa:

DÉGAGÉ

Sônia Lage e Ana Clara Jovino

Contatos:(85) 3252-5401 / 99989-5876 / 98182-6364

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Instagram e Facebook: @degagecomunicacao

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE):

www.CAIXA.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

Acesse o site www.caixacultural.gov.br

Siga a fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza