Campanha Natal sem Fome 2019 promove entrega de doações nesta quinta-feira (19

A Campanha Natal sem Fome, promovida nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e desenvolvida no Ceará pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), está na sua reta final. Algumas comunidades já estão sendo beneficiadas com as doações. Nesta quinta-feira (19), a partir das 14h30, famílias da Associação Ecológica dos Coletores de Materiais Recicláveis da Serrinha – ACORES receberão 40 cestas com alimentos não perecíveis. A campanha, que inicialmente iria até o dia 20 dezembro, será estendida por mais uma semana, até o dia 27 deste mês.

A meta de arrecadação nacional é de duas mil toneladas de alimentos não perecíveis. Para o Ceará, a estimativa é 55 toneladas e para o Inec, cuja atuação abrange toda a região Nordeste e o norte de Minas Gerais e Espírito Santo, a meta é arrecadar 200 toneladas. As doações podem ser feitas por meio do hotsite da campanha: www.natalsemfome.org.br (via cartão de crédito ou boleto) ou nos postos de arrecadação. Em Fortaleza os alimentos podem ser entregues na sede do Inec (Av. Dr. Silas Munguba, 3500 – Itaperi), nos shoppings da Rede Ancar (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, Via Sul Shopping e North Shopping Maracanaú) e na Associação dos Moradores do Rodolfo Teófilo. (Av. Gonçalves Dias, 449). Os demais locais de coleta podem ser conferidos no site: www.inec.org.br.

Campanha Natal sem Fome

Lançada no dia 13 de outubro, a Campanha Natal sem Fome 2019 é promovida nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e desenvolvida no Ceará pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Com o tema “A fome não é fake”, a campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, segunda a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15,3 milhões de brasileiros estão abaixo da linha da pobreza, ganhando menos de R$ 140 por mês, e 54,8 milhões ganham menos de R$ 406 mensais.

O Inec promove a Campanha Natal Sem Fome, desde 1993, arrecadando e distribuindo alimentos, água, livros e brinquedos, conforme a demanda e situação do país. Para mobilizar parceiros e todos os seus mais de sete mil empregados em uma grande rede de solidariedade, o Inec incluiu a campanha como uma das ações do Calendário do Bem, projeto que promove ações de responsabilidade social ao longo do ano. Dentre os parceiros e apoiadores no Ceará estão a Defesa Civil do Ceará, Sodexo, Camed Corretora, Ancar Ivanhoe, CONSEA CE, CONSEA Fortaleza, Movimento ODS Ceará, Governo do Estado do Ceará e Associação dos Moradores do Rodolfo Teófilo.

No ano passado, a campanha arrecadou 1.091.200 quilos nos 20 estados envolvidos, beneficiando 501.952 pessoas. No Ceará, foram arrecadados 294.186 quilos de alimentos, superando a meta que era de 180 mil quilos. As doações beneficiaram mais de 19 mil famílias, cerca de 78.450 pessoas. Além disso, a campanha arrecadou também 15.275 brinquedos.

Sobre a fome no Brasil

Segundo O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo 2019 (SOFI), relatório anual sobre a fome no mundo divulgado Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em nível mundial, mais 820 milhões de pessoas passam fome atualmente. Além disso, cerca de dois bilhões de pessoas sofrem com moderada e severa insegurança alimentar. No caso da América Latina e do Caribe, 42,5 milhões de pessoas vivem subalimentadas.

Em 2014, o Brasil havia saído do Mapa da Fome da ONU, quando menos de 5% da população ficou abaixo da linha da miséria. Contudo, com a crise econômica e o aumento do desemprego, o número de pessoas em situação de miséria voltou a aumentar e existe uma expectativa de que o país volte para o mapa da fome esse ano. De acordo com José Graciano da Silva, diretor-geral da FAO, existem cerca de 5 milhões de pessoas desnutridas no país.

Esse cenário é muito preocupante e ameaça o compromisso com a erradicação da fome assumido por diversos países na 70º Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015. Na ocasião, foi estabelecida a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Para tanto, foram anunciados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O segundo ODS propõe acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Porém, os números atuais mostram que esse objetivo está mais distante de acontecer hoje do que estava nos últimos anos.

Serviço

Entrega de doações Campanha Natal sem Fome 2019

Data: 19 de dezembro de 2019

Local: Associação Ecológica dos Coletores de Materiais Recicláveis da Serrinha – ACORES (R. Freire Alemão, 210 – Serrinha)

Horário: 14h30

Informações: www.inec.org.br / (85) 3209.9237 (Gerência Socioambiental e de Comunicação do Inec)