Casa de Vovó Dedé abre inscrições para o I Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa
De 1 a 30 de setembro estarão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa (FIMI), um evento de celebração à Música e à Educação Musical, realizado pela Casa de Vovó Dedé, uma instituição sem fins lucrativos.
Através da realização de encontros formativos e apresentações artísticas, o festival enaltece a experiência e o conhecimento musical, fomentando a performance instrumental e oportunizando a interação entre estudantes e músicos profissionais.
A primeira edição do FIMI contempla um conjunto de ações artísticas e formativas, tais como recitais, palestras-oficinas, mesas temáticas, cursos e workshops realizados por artistas e professores renomados na cena musical local, nacional e internacional, abordando temáticas variadas pertinentes aos campos da Performance Instrumental e Educação Musical. O Festival culminará na realização do VIII Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, que premiará performances solo de jovens instrumentistas.
O FIMI ofertará 21 cursos e oito workshops que abordarão temáticas relacionadas aos campos da Música Instrumental e Educação Musical, totalizando uma carga horária de 325 h/a. Os Cursos FIMI promoverão atividades online síncronas e assíncronas.
Palestras-oficinas e recitais serão previamente gravados e disponibilizados no website do festival, durante todo o período do evento. As mesas temáticas acontecerão de maneira síncrona e contarão com a participação de gestores da Cultura no Estado do Ceará e no Município de Fortaleza, de representantes de projetos e entidades sociais que atuam no campo da Formação Musical no Estado do Ceará e de representantes das Instituições de Ensino Superior, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Grandes nomes da cena musical local, nacional e internacional integram o corpo de professores e palestrantes do FIMI, compartilhando experiência e conhecimento musical de forma totalmente gratuita. Dentre esses, Julio Medaglia (SP), Pierluiggi Ruggiero (ITA), Thomas Patterson (EUA), Fábio Presgrave (RN), Liu Man Ying (SP/CE), Heriberto Porto (CE), Jorge Cardoso (CE), Catarine Furtado (CE), Danielly Dantas (PB), Eli Cavalcante (RN) e Diego Paixão (RN).
O curador do Festival, professor Dr. Ewelter Rocha, reforça a importância de um evento como o FIMI para a formação musical e cultural dos jovens cearenses. Destaca ainda a responsabilidade e o empenho da Casa de Vovó Dedé em sediar e realizar um projeto de amplitude internacional em Fortaleza.
Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente no website do FIMI (http://www.fimifest.com.br ), entre os dias 01 e 30 de setembro de 2021. Cada participante poderá inscrever-se em, no máximo, três cursos e três workshops, para efeito de certificação. Entretanto, todos os cursos e workshops terão acesso liberado para todos os inscritos no festival.
Mansueto Barbosa
Mansueto Barbosa foi um homem de personalidade forte, marcante, dedicado à família, ao trabalho e aos amigos. Sempre em defesa da sociedade e de suas instituições, Mansueto projetou ações que se materializaram quando fundou a Casa de Vovó Dedé em 1993. Nascido em Quixeramobim, no Ceará, em 20 de fevereiro de 1938, graduou-se em contabilidade e direito. Iniciou sua trajetória na comunicação quando na década de 60, a convite do empresário Edson Queiroz, passou a dirigir a Rádio Verdes Mares. A partir de 1970 assumiu também a direção da Televisão Verdes Mares e desde então foi figura importante na consolidação do Sistema Verdes Mares de Comunicação.