“Ceará é o estado do Brasil que mais restringe funcionamento de bares e restaurantes”, diz Abrasel
Coco Bambu de Fortaleza é o único da rede a registrar faturamento negativo
O Ceará é o estado mais fechado do Brasil no setor de bares e restaurantes, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. De acordo com o decreto divulgado no último sábado (24), o setor continua sem poder abrir aos finais de semana, e de segunda a sexta somente até às 16 horas, e até às 18h nos shoppings.
“Tudo isso se soma à ausência de benefícios fiscais ao setor e contribui para mais prejuízos, que resultam na falência e demissões, uma vez que mais de 75% dos estabelecimentos não atuam antes das 16 horas, e concentram boa parte dos rendimentos aos finais de semana”, fiz Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.
Exemplo dos prejuízos para o setor é que o Coco Bambu, uma das maiores redes de restaurantes do Brasil, tem seu menor faturamento justamente onde foi fundada: no Ceará. De acordo com Afrânio Barreira, proprietário da rede, as unidades em alguns locais já apresentam crescimento em relação ao ano passado, como Brasília, Teresina, Porto Alegre, Recife, Curitiba, e com crescimento de até 30%. Enquanto isso, Fortaleza registra uma queda de 32% em relação a 2020. Em relação a 2019 a queda é ainda maior, atingindo mais de 44%.