Cearense Juca Máximo lança sua Gallery & Studio no RioMar Fortaleza com performance arte

Além de reunir o maior acervo do artista, com mais de 80 obras, entre elas 20 premiadas em todos os continentes, a store também traz uma inovação: Juca irá fazer intervenções em tempo real para que o público tenha a oportunidade de acompanhar o processo criativo do artista

Inaugurando uma nova fase em sua carreira, o artista visual cearense Juca Máximo lança a sua Gallery & Studio, no RioMar Fortaleza, reunindo, pela primeira vez, num único espaço, a maioria das suas obras e séries. A partir do dia 25 de setembro, o espaço será apresentado ao público, retratando a trajetória do cearense, que é reconhecido e premiado em mais de 20 países. “Sempre criava as peças e elas já viajavam para exposições ou galerias. Nunca reuni mais do que cinco obras comigo. É a primeira vez que tenho essa quantidade de obras perto”, reflete o artista.

Performances artísticas também tomarão conta do local periodicamente, unindo efeitos visuais, música e intervenções artísticas protagonizadas por Juca. Além disso, o artista irá montar seu studio no local, permitindo que os visitantes possam vivenciar seu universo criativo. O espaço estará aberto para visitação no Piso L2, em frente ao Elevador Panorâmico, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h.  

Acervo Full

Ao todo, são 55 pinturas, 2 divisórias, 4 instalações, 2 esculturas, 10 bustos, 12 desenhos sobre papel e um painel gigante de 15m² presentes no espaço. Além de apreciá-los, os aficionados por arte contemporânea também terão oportunidade de adquirir alguns exemplares ao visitar o espaço.

As peças compõem o acervo das séries de maior expressão do artista – “Absences”, “Portrait Colors”, “Connection”, “Skin That I Feel”, “Writer your story”, “Expressionism” – e A série inedita – “Gravity”, totalmente elaborada pelo artista com os olhos vendados. Todas as obras foram criadas a partir de técnicas próprias, como aplicação de vidros sobre telas – demonstrando um intenso contraste de força e delicadeza – pinturas e esculturas com máscaras, divisórias feitas em corian e pinturas que se transformam em instalações. 

Dentre os trabalhos, as instalações Connection e as divisórias artísticas Duality e Light, que já no próximo ano, estarão expostas na Bienal de Veneza de Arquitetura, em 2021, pelo European Cultural Centre.

Destaques e Premiações

Algumas das peças estarão em destaque no espaço apenas para apreciação, mas não estarão à venda, por se tratarem de obras únicas e com valor afetivo para o artista. É o caso de “Escreva sua História I”, “Gravity I e II”, “Intense I” , “Portrait Colors VIII” – que ganhou a capa da Revista Exclamation Magazine, importante publicação de arte da Florida, no início deste ano; e a instalacão “Touch”, Vencedoras do Prêmio Daylighted Artist Contest, organizado pela Ello.co, nos EUA, e expostas nas cidades americanas de Chicago, San Francisco, San Diego, Los Angeles, Redwood, Oakland e nos Hotéis Hilton, Hyatt, Accor e Marriotttelas, as telas das séries “Retalhos” e “Pele Que Sinto” também ganham um lugar especial na Gallery. Outras obras agraciadas com prêmios internacionais, tais como o “Art Revolution Taipei-Taiwan”, mais importante prêmio de arte da Ásia, o “Art of humanity”, do Canadá, e o “Prêmio Displate/Ello” e “Daylighted”, nos EUA, poderão ser apreciadas e com exemplares disponíveis para venda.

Performance Art

Além de ser um espaço para consumo e vivência da arte, a Juca Máximo Gallery & Studio promete ainda se tornar um ponto de encontro exclusivo para os apreciadores, contando com uma programação seleta, que promete explorar todos os sentidos do público. Performances artísticas também tomarão conta do local quinzenalmente, aos sábados, 19h, unindo efeitos visuais, música e intervenções artísticas protagonizadas por Juca.

Já nas primeiras performances, os convidados poderão assistir a continuação da série Gravity se concretizando, com o artista pintando, ao vivo, de olhos vendados, retratando todo o seu imaginário. “Eu busco, com minha arte, trazer algum incomodo interior, um sentimento, algo que a pessoa olhe e sinta que tem algo a mais ali dentro. Não importa para mim se o que eu faço é arte ou não. Ela só precisa tocar a alma das pessoas de alguma forma, se isso não acontecer, de que serve?” Essa indagação, que é a espinha dorsal de todo o trabalho do artista, também se faz presente em cada metro do seu novo espaço e promete fazer as pessoas sentirem de perto as emoções e os questionamentos provocados por sua arte.

Estúdio vivo

Juca apresenta um trabalho dramático, retratando uma explosão de sentimentos, com forte uso do impasto – técnica utilizada em pintura, em que a tinta é espalhada numa área da tela, ou mesmo em toda a tela, de forma tão espessa que as marcas dos objetos utilizados para pintar são visíveis na pintura – e de cores fortes. Toda essa montagem, criação de quadros e esculturas também estarão abertas ao público no estúdio vivo do artista.

Periodicamente quem visita o espaço poderá conhecer o estúdio de criação do artista e ver ele produzindo suas obras ao vivo. Olhar e entender a aplicação de algumas técnicas, uso de ferramentas, etapas de criação e resultado da composição de Juca.

“Além de ficar mais perto das minhas obras, também vou poder observar, de maneira mais próxima, o que as pessoas sentem ao vê-las. Quero aproveitar esses momentos para tentar descobrir o que elas levam para si e, com isso, criar e recriar tudo que sinto. Terei as pessoas e suas interpretações mais perto e isso certamente refletirá nas minhas próximas obras”, confessa Juca.

SERVIÇO 

Juca Máximo Gallery & Studio

A partir de 25 de setembro 

RioMar Fortaleza (Piso L2, em frente ao Elevador Panorâmico) 

De segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h

Entrada Gratuita