Cearense Karollzinha Sanfoneira vence prêmio de melhor instrumentista do Brasil em 2023
A artista cearense Karollzinha Sanfoneira venceu prêmio de melhor instrumentista do Brasil em 2023. O reconhecimento foi entregue nessa quinta-feira (14/12), pela WME Awards Powered by Billboard, em solenidade em São Paulo. A sétima edição do evento contou com apresentação de Preta Gil e Larissa Luz. As homenageadas da noite foram as cantoras Rita Lee e Dona Onete. O prêmio dedicado às mulheres no universo musical homenageou duas figuras importantes do cenário: as cantoras Rita Lee, falecida em maio, e Dona Onete, que completa 84 anos.
“Foi uma grande surpresa eu ter sido indicada em um prêmio com mais de três mil participantes. Mais surpresa ainda fiquei pois fui reconhecida pela safona, instrumento que ainda há certa resistência, ainda mais sendo uma mulher conduzindo. Acredito que seja um impulso para o forró pé de serra, algo que enaltece a musicalidade regional e feminina. Agradeço à minha equipe, que fez um trabalho brilhante comigo ao longo do ano e por isso pudermo vender. O sentimento é e gratidão”, disse Karollzinha Sanfoneira.
A artista vem ganhando projeção no cenário nacional. Em 2022, ealizou pela primeira vez uma turnê de São João no estado da Bahia, passando por várias cidades, como Guanambi, São Felix do Coribe, Riacho de Santana entre outras. Além disso, fez apresentação para um público de 30 a 40 mil pessoas em um dos maiores São João do Brasil, sendo muito bem recebida pelos baianos. Com mais de 160 mil seguidores nas redes sociais, a cearense projeta 2024 de ainda mais sucesso.
“Para 2024 temos muitos projetos em vista, um deles é a gravação do nosso EP, além de um DVD no qual devemos contar com a participação de outros grandes músicos. Acredito que será um ano de muito trabalho e estou muito feliz por isso”, destacou.
Em dezembro, a artista participou da primeira edição do programa Elas Mandam Brasa, na TV Verdes Mares, e o último programa da temporada vai ao ar neste sábado (16/11).
Quem é Karollzinha Sanfoneira
A artista cearense Karollzinha Sanfoneira é natural de Fortaleza, mas foi criada em Quixeramobim. É cantora de forró e multi-instrumentista, tendo domínio da sanfona, violão, contrabaixo, entre outros instrumentos musicais. A artista começou a tocar sanfona profissionalmente ainda na adolescência, quando começou se apresentando com bandas de forró e quadrilhas, mas a paixão pelo instrumento teve início aos 9 anos por influência familiar com os seus irmãos, principalmente da Ana Carla, irmã mais velha da Karollzinha, que já cantava profissionalmente e lhe apresentou o mundo artístico.
Karollzinha Sanfoneira já dividiu o palco com grandes nomes da música nacional, como Waldonys, Sirano, Vicente Nery e Tony Guerra. Além disso, já se apresentou em eventos para grandes públicos, como o São João da Bahia, com mais de 30 mil pessoas. Além disso, já realizou shows por todo país, tendo se apresentado também no México e na Venezuela.
Sobre o prêmio
O WME Awards faz parte do Women’s Music Event (WME), plataforma de música, tecnologia e negócios fundada por Claudia Assef e Monique Dardenne. Em 2023, o WME Awards adota uma nova nomenclatura e passa a se chamar WME Awards powered by Billboard Brasil. A marca chegou ao Brasil este ano e apresentou a sua primeira edição impressa da revista em outubro.