Cia Teatral Acontece realiza Festival de Esquetes online e gratuito

Na programação da 15ª edição do evento estão encontros acadêmicos, lançamento de livro, revista e duas mostras, com mais de 20 apresentações

O Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece – FECTA – chega à 15ª edição em 2021, dessa vez em formato digital. O evento, que tem como tema “Memória, afeto e diversidade em cena”, traz apresentações com mais de 20 grupos teatrais iniciantes e oferece ainda debates, lançamento de livro, revista e premiação. A programação de online já iniciou e segue até o dia 31 de março, com apresentações de esquetes sempre às 18h30, via Youtube, e encontros e debates pela plataforma Google Meet. As atividades foram desenvolvidas com o apoio da Lei Federal nº 14.017, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

Para o coordenador do festival e fundador da Cia Teatral Acontece, Almeida Jr, a idealização do projeto surgiu de uma urgência presente no cenário artístico. “O FECTA foi criado por ser necessário. Dele já surgiram vários grupos de teatro como o Coletivo Arremate, que hoje é referência na pesquisa do teatro feminista, o Outro Grupo de Teatro, que iniciou uma pesquisa LGBT+, e atualmente, o fundador, Ari Areia é extremamente atuante nas políticas dessa área. Esquetes já se transformaram em espetáculos, como Uma Flor de Dama, do ator Silvero Pereira,  que foi se transformando no Cabaré das  Travestidas, e muitos outros. Além de tudo isso, o festival tem caráter formativo, instiga os atores à pesquisa. Realizamos oficinas, e ainda temos uma revista acadêmica para divulgação de pensamentos teatrais”, pontua. 

Este ano a mostra de esquetes foi dividida em duas temáticas: uma com foco na diversidade e outra geral. “O festival é um espaço de formação e diálogos, o encontro vem enfatizar o sentido formativo, nele já debatemos muitos temas de relevância para a classe teatral a cearense como produção  e gestão cultural, figurinos, cena, etc. Este ano, como o slogan é memória, afeto e diversidade, vamos ter dois dias de encontro com as temáticas LGBTQIA+ nas artes cênicas”, explica o coordenador. Ao final do evento, os destaques de cada mostra serão premiados com o “Troféu João Andrade Joca”, em homenagem ao grande ator e professor cearense.

Confira a programação completa da 15ª edição do FECTA no instagram @ciateatralacontece.   

Sobre Cia Teatral Acontece 

Fundada há 18 anos pelo contador Almeida Jr, a Cia Teatral Acontece nasceu a partir da inquietação de um menino tímido, que mal conseguia finalizar uma cena nos primeiros cursos de teatro que fez. O amor pela arte falou mais alto e Almeida Jr. não só aprendeu como sentiu a necessidade de passar adiante o conhecimento. “O intuito era dar oportunidade às pessoas que não tinham acesso a estas vivências, para que elas pudessem experimentar no teatro algo que elas desconheciam,  então convidei alguns artistas que, como eu, estavam iniciando e juntos pesquisamos, experimentamos, e assim nasceu o Curso de Iniciação e consequentemente a Cia”, pontua Almeida Jr, que atualmente é professor e coordenador pedagógico da instituição.