CIEE lança curso de história em parceria com jornalista Heródoto Barbeiro

“Cidadania passo a passo” já está disponível na plataforma de cursos online gratuitos CIEE Saber Virtual
O Centro de Integração Empresa-Escola lançou, na quarta-feira (10/02), o curso online gratuito de história “Cidadania passo a passo”, feito em parceria com o jornalista e professor Heródoto Barbeiro, disponível na plataforma CIEE Saber Virtual.O curso visa proporcionar conhecimentos sobre a História do Brasil de forma clara e objetiva, valorizando a importância da participação da juventude brasileira como protagonista da história, exercendo a cidadania plena para a construção democrática.“Sem conhecer o passado, não temos como entender o presente, e atuar de forma ativa para transformar a nossa própria história e a de nosso País.

Saber de onde viemos e os eventos que construíram nossa sociedade ajuda os jovens em diversas áreas de suas vidas, inclusive, a ter bons argumentos em uma entrevista de estágio, por exemplo”, afirmou Heródoto, que é autor do livro “Com a bola no pé e a urna na cabeça”, no qual o curso é inspirado.

Com carga de quatro horas, que podem ser realizadas em oito dias, o material conta com linguagem dinâmica e recursos desenvolvidos especificamente para o ensino a distância. O foco é ajudar o jovem a conhecer as informações básicas da história do país, reconhecer os formatos de governo já vivenciados no Brasil, compreender o conceito de cidadania como direitos e deveres dos cidadãos e sensibilizar sobre a importância da participação política na sociedade civil.

Já a divisão dos conteúdos programáticos conta com: Introdução; O Império brasileiro; Da Independência à República; O Advento da República à Era Vargas; Democracia ao Período Militar; Últimos Governos.“Por meio dos conteúdos do CIEE Saber Virtual, buscamos fornecer ao jovem informações que ajudarão a desenvolver habilidades em várias áreas, incluindo a reflexão sobre cidadania e pertencimento na sociedade”, comentou Francisco de Castro Junior, gerente Educacional do CIEE.Para ter acesso ao curso “Cidadania passo a passo” e aos demais conteúdos do CIEE Saber Virtual, basta acessar https://portal.ciee.org.br/estudantes/saber-virtual/ e realizar o cadastro de maneira gratuita.  

CIEE 56 anos – Transformando vidas, construindo futurosDesde sua fundação, há mais de 56 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias. 

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin | Tik Tok | www.ciee.org.br 5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE1-É uma entidade beneficente de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe2-Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.3-É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.4-É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.5-É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.