Cine Ar Livre: programação deste final de semana promove exibição gratuita de curtas e longas-metragens na Sapiranga
Crédito: Daniel Correia
O Cine Ar Livre dá continuidade à sua programação com exibições de filmes nacionais para a população de diferentes bairros de Fortaleza, com acesso gratuito, oferecendo uma experiência coletiva e imersiva através da sétima arte. Após passar pelos bairros Moura Brasil e Pirambu no último final de semana, o evento acontece na Sapiranga (Rua Olegário Memória, 1362) neste sábado, 26 de outubro, a partir das 18h30, com uma nova seleção de filmes que promete emocionar e fazer refletir.
Entre os filmes exibidos está “A Parte que Falta” (Dir. Nicole Nasser, 18 min, 2023, Ficção, Ceará), que narra a viagem de Teresa de volta à sua cidade natal para buscar o pai, Francisco, após muitos anos sem vê-lo, como um último pedido de sua mãe. Outro destaque é “As Lavadeiras do Rio Acaraú Transformam a Embarcação em Nave de Condução” (Dir. kulumym-açu, 13 min, 2021, Experimental, Ceará), que retrata o fluxo das águas do Rio Acaraú, em Sobral, e como o gesto coletivo das lavadeiras é carregado de significado.
O público também poderá assistir a “Terral” (Dir. Alisson Emanoel e Carol Cavalcante, 19 min, 2023, Ficção, Ceará), onde a devota Rute decide acampar à beira-mar à espera do marido, Jonas, que sumiu em alto-mar com sua jangada, desafiando a resistência dos filhos. Encerrando a noite, será exibido “Nosso Sonho” (Dir. Eduardo Albergaria, 110 min, 2023, Ficção, Brasil), uma emocionante biografia da dupla Claudinho & Buchecha, revelando a força da amizade e superação que marcaram suas vidas e carreiras.
Cinema para todos
O Cine Ar Livre tem o objetivo de estimular reflexões sobre aspectos humanos e sociais, conectando o público a diferentes realidades culturais e emocionais, a partir da sétima arte, mapear e fortalecer pequenos núcleos de cineclubes já existentes nos bairros por onde passa, além de incentivar a criação de novos. No total, serão exibidos 24 filmes, entre longas e curtas-metragens.
“Proporcionar uma imersão coletiva com o cinema é também desenvolver canais que permitam integrar indivíduos e grupos sociais distintos, por meio do reconhecimento de suas experiências. Acreditamos no audiovisual como instrumento capaz de impulsionar processos de empoderamento fundamentais para mudar as relações sociais, políticas e econômicas por onde o evento vai passar”, explica Camila Rodrigues, diretora do evento.
As próximas edições do Cine Ar Livre vão acontecer nos bairros Mucuripe/Castelo Encantado, José Euclides e Parque Santana. Cine Ar Livre é um projeto apoiado pelo Governo Federal por meio do Ministério da cultura, Via Lei Paulo Gustavo, prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura. Idealização e Produção Lagartazul Produtora.
SERVIÇO
Cine Ar Livre – De 19 de outubro a 10 de novembro de 2024 em Fortaleza. Programação deste fim de semana: dia 26, às 18h30, no Campo da Leda – Rua Olegário Memória, 1362 – Sapiranga – Coite, Condomínio Vila Alencar. Acesso gratuito e classificação livre.
Programação:
A Parte que Falta – Dir. Nicole Nasser. 18 min, 2023, Ficção, Ceará. 10 anos
As Lavadeiras Do Rio Acaraú Transformam a Embarcação em Nave De Condução – Dir. kulumym-açu. 13 min, 2021,Experimental. Ceará. Livre.
Terral – Dir. Alisson Emanoel e Carol Cavalcante. 19 min, 2023, Ficção, Ceará. Livre.
Nosso Sonho Dir. Eduardo Albergaria. 110 min, 2023, Ficção, Brasil. 12 anos.