Com o tema “Cidade Sonora”, vem aí o 7º Festival Acordes do Amanhã
Praças, terminais, parques, escolas entre outros espaços vão receber a programação no dia 21 de novembro. Tudo com acesso gratuito.
Almério e Martins se apresentam no dia 21 na Ponte Metálica. Foto: Henrique Kardozo
O dia 21 de novembro terá uma sonoridade diferente em Fortaleza. Em diferentes espaços públicos da cidade, cantores e instrumentistas dos mais diversos gêneros e estilos musicais vão se apresentar com um objetivo: proporcionar uma experiência mais prazerosa no vaivém da população.
É o Festival Acordes do Amanhã, que em 2024 chega à 7ª edição, tendo como tema “Cidade Sonora”, uma celebração de Fortaleza. A proposta é evidenciar o potencial urbano da Capital como palco para as mais variadas manifestações culturais, sobretudo a música. O festival conta com o apoio cultural da Enel Distribuição Ceará e o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.
Das primeiras horas do dia até o início da noite, vai ter música no ar, interpretada ao vivo por artistas de várias gerações. Seja ocupando espaços históricos como a Praça do Ferreira ou desfrutando de cartões-postais recentes, a exemplo do Parque Rachel de Queiroz, o Acordes do Amanhã convida os mais variados perfis de fortalezenses para uma celebração em torno da música.
O evento abraça também a Ponte Metálica, recém-inaugurada após seis anos de reforma, com uma apresentação especial dos cantores e compositores pernambucanos Almério e Martins, com orquestra de cordas. Tem ação também no Terminal do Antônio Bezerra, numa atividade que convida o transeunte a frear o passo no cotidiano para aproveitar a Cidade. Além disso, o festival terá apresentações em pontos focais da Capital, com performances musicais difundidas que agregam mais de 30 artistas. Atrações em duos, trios, quartetos ou bandas vão se apresentar nos diversos espaços, a convite do Festival.
O Festival Acordes do Amanhã é uma iniciativa para fortalecer a circulação e a difusão da música, além de promover a integração entre instituições que atuam na formação e na educação musical. Desde 2017, primeiro ano do Acordes do Amanhã, o Festival já impactou a vida de mais de 2.665 artistas, promovendo ao longo desses anos 800 apresentações musicais para um público de 705 mil pessoas. Em oito edições, seis ocorridas no Estado do Ceará e duas no Estado do Rio de Janeiro, praças, escolas, hospitais, feiras livres, terminais de ônibus e linhas de metrô serviram de palco para os artistas participantes.
A 7ª edição do Festival Acordes do Amanhã é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com correalização da Plataforma Sinfonia do Amanhã. Conta com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará.
Sobre a Enel Distribuição Ceará – A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Sobre a Quitanda Soluções Criativas – Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
SERVIÇO
7º Festival Acordes do Amanhã – Dia 21 de novembro de 2024 (quinta-feira) em diversos espaços de Fortaleza (Ceará). Site: www.festivalacordesdoamanha.