Condomínios: Como evitar problemas causados pelas fortes chuvas
Limpeza de ralos e calhas ajudam a evitar prejuízos
Durante o período de chuvas fortes, os moradores de condomínios podem enfrentar diversos problemas causados por infiltrações e alagamentos. E, dependendo do local onde ocorram, os prejuízos podem ser consideráveis. Segundo Cláudio Roberto, gerente operacional da Viper Serviços, para evitar transtornos no período de chuvas é preciso atuar sempre de forma participativa e preventiva, cuidando da limpeza das áreas comuns.
“A prevenção é muito importante, principalmente com relação à limpeza de ralos, calhas, telhados, cobertura, e também das garagens, de subsolo e do térreo”, diz Cláudio Roberto. “Hoje, os principais problemas ainda são os alagamentos e as infiltrações, principalmente em garagens, no subsolo, em áreas comuns e, às vezes, no próprio apartamento.”
O acúmulo de água no subsolo, além de causarem prejuízos aos veículos, podem comprometer a estrutura do prédio, na medida em que há infiltração nos pilares e paredes. Já os alagamentos em áreas comuns podem danificar as superfícies.
Outro ponto de atenção são os elevadores. Segundo o gerente operacional da Viper Serviços, é preciso ter cuidado para que as águas chuvas não entrem no fosso do elevador, o que pode danificar os equipamentos e ocasionar grandes prejuízos.
Cláudio Roberto diz ainda que é importante ter sempre o seguro do condomínio em dia. “O seguro arca com alguns dados que as fortes chuvas venham a causar no condomínio, como em pisos, forros, paredes, mas não se aplicam a móveis, armários, a mobília em geral”, ele diz.
Ocorrências mais comuns
– Água no subsolo
– Alagamentos em áreas comuns
– Água em jardins