Confira as 10 dicas para cuidar melhor do seu sorriso
Com ou sem máscara, dez a cada dez dentistas recomendam sorrir. Even conversou com o cirurgião dentista Everaldo Serpa e reuniu dez dicas de como cuidar da sua saúde bucal e manter um sorriso sempre lindo e saudável – Foto: Aurélio Alves/Agência LK
Que tal reservar um tempo nesta sexta-feira, 1 de outubro, para sorrir? O Dia do Sorriso é celebrado na primeira sexta-feira de outubro e existe para nos lembrar da importância de sorrir.
Pode parecer piegas (e talvez seja), mas sorrir é muito mais do que uma metáfora fácil para a felicidade. O sorriso traz benefícios para nossa saúde física e mental, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade.
Os movimentos que fazemos com os músculos do rosto quando sorrimos libera endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem estar que reduzem o estresse, a pressão arterial e o risco de depressão, além de melhorar a digestão e estimular o sistema imunológico.
Sorrir é mesmo o melhor remédio! E para te deixar com um sorriso de orelha a orelha, confira as dicas do cirurgião dentista Everaldo Serpa selecionadas pela Even especialmente para este dia!
1. Fazer higienização bucal após as refeições ao menos três vezes ao dia
Isso todo mundo já tá cansado de saber, mas é importante reforçar que esta é a recomendação mínima. O mais indicado é escovar os dentes ao acordar, após cada refeição e antes de dormir.
2. A escovação deve ser feita com movimentos circulares
Esse movimento deve ser feito em toda a região dentária sem muita força para evitar a retração gengival, ou seja, o encolhimento da gengiva. Essa retração deixa exposta a parte do dente que é mais sensível.
3. Usar fio dental ao menos uma vez por dia
O uso do fio dental é recomendado ao acordar e antes de dormir para limpar onde a escova não consegue e não deve causar sangramento. A sensibilidade das gengivas ao uso do fio dental é um sinal de que você deve consultar um/a dentista.
4. Usar escovas de cerdas macias e cabeça média
Pode continuar escolhendo sua escova de dentes pela cor, mas escolha também pela qualidade. As cerdas macias evitam a retração gengival e a cabeça média permite que a escova alcance as regiões posteriores da arcada dentária.
5. Escovar a língua
Entre as papilas gustativas da língua se acumulam resíduos de alimentos e placas bacterianas que liberam odor quando não é feita a higiene, caracterizando a principal causa do mau hálito. O mau hálito, no entanto, pode ter várias causas, como passar muito tempo sem se alimentar, possuir problemas periodontais (gengivais), estomacais ou gástricos.
6. Usar antisséptico bucal
O uso do antisséptico diminui a quantidade de bactérias na cavidade bucal e pode ser feito duas vezes ao dia. Esse uso melhora o hálito e é indicado escolher antissépticos sem álcool, pois o uso a longo prazo dos que têm álcool pode reduzir o paladar.
7. Trocar de escovar regularmente
Cada escova deve ser utilizada por, no máximo, três meses. É recomendada a troca antes disso caso as cerdas estejam gastas, pois isso reduz a eficácia da escovação.
8. Ter uma alimentação saudável e evitar alimentos ricos em açúcar
Se alimentar mais de frutas e verduras é uma forma de manter a saúde de todo o corpo, inclusive da boca. O açúcar, por outro lado, alimenta as bactérias da boca e estimula sua proliferação.
9. Realizar visitas ao dentista regularmente
É importante fazer visitas ao dentista de seis em seis meses para um check up preventivo. Já aproveita e faz uma limpeza!
10. Sorria!!!
Sorrir definitivamente traz benefícios para o seu corpo, melhora sua autoestima e deixa a vida mais leve, por isso é importante cuidar dele. Experimente sorrir mesmo se estiver sozinho/a e distribua sorrisos mesmo por trás da máscara.
Sobre a Even
A Even é uma marca pernambucana, da Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, especializada em produzir e comercializar produtos de higiene pessoal. Conta em seu portfólio com uma linha com excelente custo-benefício que atende as mais diversas necessidades, tudo para levar mais qualidade de vida e saúde para as pessoas. Entre eles estão: creme dental, gel dental infantil, antisséptico, fio e escova dental.