Consumo de mel: Mercadinhos São Luiz registra crescimento de 20% nas vendas
Aliado da saúde, consumo de mel aumenta durante a pandemiaMercadinhos São Luiz registra crescimento de 20% nas vendas
De grande aliado da saúde a ingrediente nas mais diversas receitas, o mel é um produto versátil que não pode faltar na casa dos brasileiros. Mas não apenas no Brasil, já que em 2020 o país exportou mais de 45 mil toneladas de mel, um aumento de 52% em relação a 2019, muito provavelmente em virtude da pandemia do coronavírus, que impulsionou a busca por alimentos saudáveis e que reforçam a imunidade.
Nas lojas do Mercadinhos São Luiz, foi registrado crescimento de 20% nas vendas de produtos à base de mel no primeiro quadrimestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado. São mais de 40 rótulos disponíveis, alguns deles produzidos bem perto, como é o caso dos itens fornecidos pela Floema Indústria, com sede em Aquiraz.
Além do mel, a empresa fornece compostos com própolis, romã, eucalipto, gengibre, e outros elementos naturais. E nesta quinta-feira, 20 de maio, data que marca o Dia Mundial das Abelhas, grandes responsáveis pela produção da iguaria, vale ressaltar o trabalho sustentável desenvolvido pelos produtores da marca Nectar Floral, da Floema. “Há vários anos trabalhamos com vários apicultores na conscientização e manejo para apicultura orgânica, para o crescente mercado de exportação de mel orgânico. A apicultura orgânica exige que na região onde ficam as colmeias não seja utilizado nenhum tipo de agrotóxico”, afirma Humberto Júnior, diretor da empresa.
Ele acrescenta que por ser uma atividade que não agride o meio ambiente, muito pelo contrário, estimula a preservação, a conservação de biomas nordestinos como a caatinga está sendo cada vez mais valorizada pelos agricultores e apicultores, trazendo assim um mútuo benefício para a natureza e seres humanos.
Dia Mundial das Abelhas
Estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017, é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna. Segundo a ONU, a data foi proclamada para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável.