CUFA Ceará realiza shows gratuitos de Rap na Praça Verde do Dragão do Mar
O evento acontece no dia 24 de abril e marca o encerramento da Taça das Favelas 2022 com a presença de artistas como Dexter, Edi Rock, Coruja BC1 e a dupla Tasha e Tracie
O circuito de jogos da Taça das Favelas 2022 – considerado o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo – chegou ao fim no dia 26 de março com a vitória do time Pantanal pela categoria masculina e Jangurussu na feminina. Contudo, para marcar oficialmente o encerramento da competição deste ano, a Central Única das Favelas (CUFA) no Ceará realizará, no dia 24 de abril, a partir das 15h30, shows gratuitos na Praça Verde do Dragão do Mar, em Fortaleza, com a participação de cantores do Rap Nacional, como Dexter, Edi Rock, Coruja BC1 e da dupla Tasha e Tracie.
Os shows contarão com a apresentação do grafiteiro Davi Favela e Thalita Silva, mais conhecida como Negritta, ambos voluntários dos projetos desenvolvidos pela CUFA no Ceará. Durante o evento, os fãs terão a oportunidade de acompanhar o show do cantor paulista Dexter, conhecido por sua longa trajetória no mundo do hip hop e parcerias com grandes artistas, além do cantor e compositor Edi Rock, integrante do grupo Racionais MC. Na mesma noite, o palco da Praça Verde recebe o show do rapper Gustavo Vinicius, conhecido nacionalmente como Coruja BC1, e das gêmeas e cantoras Tasha e Tracie, responsáveis pela criação do movimento “Expensive Shit”, que visa a valorização da autoestima e da autonomia dos jovens negros que vivem nas periferias, por meio de conhecimento, arte, moda e informação. Para encerrar o evento, o público também contará com show do DJ cearense William Sousa.
Organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), a Taça das Favelas tem por objetivo promover a inclusão social de centenas de jovens por meio do esporte, influenciando positivamente as suas realidades. Participaram da competição, atletas que residiam em favelas nas cidades e proximidades de Fortaleza, Crateús, Sobral e Juazeiro do Norte. Ao todo, o torneio impactou diretamente cerca de 8 mil jovens e crianças e, indiretamente, entre 25 e 30 mil. A Taça das Favelas conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, apoio da Prefeitura de Fortaleza, promoção da TV Verdes Mares e realização da Central Única das Favelas (CUFA) e da Frente de Assistência à Criança Carente (FACC).
Sobre a CUFA
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop, por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários. É dessa forma que a CUFA promove a integração e a inclusão social.
Entre os principais projetos da instituição, destacam-se: o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina; a LIBRA, Liga Internacional de Basquete de Rua; e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.