Culinária cearense é destaque em programa nacional do Senac
Sabores populares em receitas inovadoras serão mostrados nos restaurantes-escola do Senac na Câmara dos Deputados e no Senado
De 21 a 25 de outubro, a comida cearense entra no menu da Semana da Gastronomia Regional, programa criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para mostrar a diversidade das culturas alimentares no País.
Na Semana, os restaurantes-escola do Senac em Brasília, localizados na Praça dos Três Poderes, e também a unidade Downtown no Rio de Janeiro servem cardápios temáticos,com mais de quarenta pratos típicos do Ceará. Nos dias 22 e 23 de outubro, o restaurante do Senac na Câmara dos Deputados deve receber público de até seiscentas pessoas e servir entradas, pratos principais e sobremesas representativas da gastronomia do Estado.
Entre as opções, estão preparos com pescados e frutos do mar, como a peixada cearense, a lagosta grelhada, caranguejo no leite de coco, receitas populares nas regiões litorâneas. Das regiões sertanejas, serão levados o carneiro assado, a paçoca feita com manteiga de garrafa e a Maria Isabel, tipo de preparo feito com arroz e carne de sol. Sobremesas tradicionais como a cocada de forno e inovadoras, como o cheesecake de cajuína serão apresentadas ao público e aos parlamentares.
Na quinta-feira, 24/10, o Restaurante-escola Senac Downtown Brasília, localizado no prédio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), recebe edição da Semana da Gastronomia especial sobre o Ceará. À noite, a partir das 19h, uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia recebe até cem pessoas para demonstrar o preparo do “Peixe à Beira (A)Mar” com crosta de coco queimado, molho verde com leite de coco e pirão com farinha de mandioca.
“Trabalhamos para mostrar que a cultura alimentar cearense é rica, diversificada e de muita qualidade, afirma a consultora em Gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos.
No último dia, 25/10, o Restaurante-escola do Senac no Senado Federal serve opções a la carte de pratos criativos e modernos, entre elas o carré de cordeiro glaçado com mel rapadura, purê de abobora e farofa de farinha d’água com castanha de caju.
O chef Ivan Prado, gestor de empresa-escola do Senac Ceará, desenvolveu a composição do cardápio, desde a escolha dos ingredientes regionais, à transformação desses sabores em novos pratos, criando formas de preparo.“A gente trabalhou com referências na tradição, tudo isso que é identidade regional e raiz da cultura alimentar do Ceará. No Senado e na Confederação Nacional do Comércio a gente pegou esse recorte, mas com uma releitura contemporânea”, explica ele.
Serviço:
Semana da Gastronomia Regional Senac – edição Ceará
Data: 21 a 25 de outubro
Brasília
22 e 23/10
Horário: 12h às 15h
Restaurante-escola Senac Câmara dos Deputados (bufê)
Endereço:Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, 10º andar
24/10
Horário: 12h às 15h
Restaurante-escola SENAC Downtown – Distrito Federal (Serviço a la carte em menu executivo
SBN Quadra 1, Bloco B, nº 14
Endereço:Térreo do edifício da Confederação Nacional do Comércio (CNC)
24/10
Aula-Show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia
Horário: 19h às 22h
Endereço: Setor de Habitações Coletivas Sul Comércio Local, Quadra 116, Bloco D, Loja 41
25/10
Restaurante-escola Senac no Senado Federal (Serviço a la carte em menu executivo)
Horário: 12h às 15h
Endereço: Praça dos Três Poderes, Senado Federal, Anexo II
Rio de Janeiro
23 e 24/10
Restaurante-escola SENAC Downtown Rio de Janeiro (bufê)
Horário: 12h às 15h
Endereço: Av. General Justo, 307, Centro
Térreo do edifício da Confederação Nacional do Comércio (CNC)
24/10
Aula-show no Restaurante-escola SENAC Downtown Rio de Janeiro
Horário: 19h30 às 21h
Endereço: Av. General Justo, 307, Centro
Térreo do edifício da Confederação Nacional do Comércio (CNC)